segunda-feira,
27 de abril de 2026

Geral

Pesquisa do Incaper na Região Serrana pretende melhorar qualidade da alface e reduzir uso de agrotóxicos na cultura

Melhorar a qualidade da alface na região serrana do Espírito Santo, de maneira a reduzir a incidência de pragas e doenças, é o principal objetivo do projeto de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Por meio desse projeto, pretende-se reduzir o uso de agrotóxicos na cultura.

O projeto, intitulado “Influência de diferentes sistemas de cultivo sobre a produção de alface de qualidade ao longo de todo o ano na região serrana do Espírito Santo”, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e é coordenado pelo pesquisador do Incaper em Fitotecnia e Manejo de Olerícolas, Luiz Fernando Favarato.

“O objetivo do projeto consiste em avaliar a influência de diferentes sistemas de cultivo de alface, em épocas distintas, sobre o desempenho produtivo e sobre a incidência de pragas e doenças, possibilitando a produção de alface de qualidade ao longo de todo o ano na região serrana do Espírito Santo”, explicou o pesquisador.

Ele disse que entre os principais resultados esperados desse projeto, além da definição de um sistema de cultivo de alface que garanta a produção eficiente e com qualidade ao longo de todo o ano, é a redução da aplicação de agrotóxicos na cultura e agregação de conhecimento para a adoção de boas práticas agrícolas nessa cultura.

“Pretendemos reduzir os impactos ambientais e sobre o ser humano com a melhoria do ambiente de cultivo para a cultura, e desfavorável para a proliferação de doenças. Também pretendemos melhorar as práticas de produção, com a melhoria da eficiência do uso da água. Queremos contribuir para que o agricultor ofereça para o consumidor um alimento de elevado padrão de qualidade e seguro, ampliando seu consumo”, disse Luiz Fernando. O pesquisador também afirmou que o projeto pretende agregar valor ao produto com a garantia de segurança do alimento dentro dos padrões estabelecidos pelas normas nacionais.

A capacitação de técnicos e agricultores envolvidos diretamente na cadeia produtiva da cultura da alface está prevista no projeto. “Os resultados obtidos também serão disponibilizados para a comunidade científica e sociedade em geral, por meio de apresentação de resumos expandidos, artigos científicos e meios de comunicação”, destacou Favarato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Professores temporários também têm direito ao piso salarial nacional do magistério, decide Supremo Tribunal

Geral

Bombeiros resgatam cão em área de difícil acesso na zona rural de Venda Nova: Veja vídeo

Geral

Mais de 2 mil fiéis participam da Romaria da Diocese de Cachoeiro na Festa da Penha 2026

Geral

Mãe denuncia que, apesar da repercussão, sala de aula em que o filho de 12 anos estuda, em escola municipal de Marataízes, continua sem ar-condicionado e com o ventilador quebrado

Geral

Agressor de mulher usará tornozeleira de imediato; lei já está em vigor

Geral

Justiça determina afastamento de delegado de Venda Nova do cargo após denúncia do MPES

Geral

Corpo de Bombeiros realiza resgate técnico e mobiliza operação complexa para salvar cachorro em área de difícil acesso em Domingos Martins

Geral

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça