quinta-feira,
11 de dezembro de 2025

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra servidora suspeita de fraude no INSS no ES

“Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e afastamento temporário de uma servidora do INSS”

Nesta quinta-feira (11/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Illicitus, para desarticular um esquema de fraudes na concessão de benefícios previdenciários, no Espírito Santo. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e afastamento temporário de uma servidora do INSS.

A investigação teve início quando o Núcleo de Inteligência da Previdência Social identificou que uma servidora havia habilitado e deferido benefícios irregularmente, notadamente, processos instruídos com certidões falsas de casamento e em nome de beneficiário que já tinha falecido.

Diante dos fatos, a Força Tarefa Previdenciária, integrada pela Polícia Federal e Ministério da Previdência Social, iniciou uma varredura em processos com suspeita de irregularidades, sendo detectado que uma servidora do órgão realizava agendamentos fora do horário de expediente e utilizava dados cadastrais de uma despachante, também envolvida diretamente com a fraude.

As fraudes inicialmente identificadas, alcançaram a cifra de cerca de 200 mil reais, porém, com a o avanço da investigação, estima-se que esse valor pode chegar a casa de milhões de reais desviados dos cofres públicos.

Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de falsificação de documentos, uso de documentos falsos, estelionato previdenciário e inserção de dados falsos em sistema de informações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Polícia Militar localiza e apreende drogas em terreno baldio em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil indicia homem que tentou matar companheira com golpes de frigideira no Centro de Castelo

Polícia

Força Tática apreende drogas e prende traficantes em Cachoeiro de Itapemirim

Polícia

Polícia Civil recupera mais de R$ 7 mil em fraude do ‘falso advogado’ em Venda Nova

Polícia

Polícia Civil conclui investigação sobre furto de quadriciclo avaliado em R$ 75 mil em Venda Nova

Polícia

Polícia Federal deflagra série de operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil em Cachoeiro, Marataízes e Itapemirim

Polícia

Duas pessoas são presas por alertarem blitz policial em grupos de Whatsapp em Afonso Cláudio

Polícia

Homem é preso com arma e munições durante cumprimento de mandado em Venda Nova do Imigrante