![]() |
Vereadores também aprovaram contas da prefeitura, no exercício financeiro de 2014 – Fotos: Site Notícia Capixaba |
Eduardo Antunes
O Legislativo de Marechal Floriano votou na última terça-feira, as contas do ex-prefeito, Antônio Lidiney Gobbi (PMDB), relativas ao exercício financeiro de 2014. Em votação no Plenário, as contas relativas à administração do peemedebista, foram aprovadas por unanimidade. Os vereadores apresentaram projetos de Lei e indicações ao Executivo, atendendo a demandas de moradores em busca da realização de benfeitorias na cidade.
![]() |
O vereador Renato Werneck (SD) critica a taxa de iluminação pública aprovada na gestão anterior, com um altíssimo percentual de reajuste que pegou de surpresa e prejudicou toda a população do município. |
Werneck solicita ao Executivo que tome providências quanto a denúncias de trafico de drogas na Praça José Henrique Pereira, onde o ponto de internet gratuita estaria, segundo o parlamentar, sendo utilizada como ferramenta pelos traficantes.
![]() |
Cezinha Ronchi (PSDB) Indicou ao Executivo que construa sanitários, vestiários, arquibancada e instale redes sobre todo o ‘Campo Bom de Bola’ de Araguaia. |
Cezinha reforçou o pleito de Renato em relação à alta taxa de iluminação e ressalta que a normativa legal utilizada pelo chefe do Executivo, à época, é inconstitucional. O tucano reclamou da atuação de um secretário municipal, que, segundo ele, não atende e nem retorna ligações telefônicas dos vereadores. Em contrapartida, o vereador elogiou o trabalho de dois secretários pelo fato de não se utilizarem do mesmo expediente.
![]() |
Joaquim Stein (PTB) |
Stein apresentou o PL 107/2017 que estabelece no município, a ‘Semana De Prevenção à Saúde do Homem’ que promova ações de conscientização, programas de atendimento preventivo a doenças e realize outras atividades que tornem comum aos homens a busca de atendimento médico periódico nas unidades de saúde do município. Também de sua autoria, projeto que institui o ‘Dia do Garçom e da Garçonete e o Projeto de Lei 108/2017 que insere no calendário oficial de datas e eventos do município, a procissão de fé realizada pela Igreja Católica em 12 de outubro.
![]() |
Projetos de lei de autoria do vereador João Cabral (PSDC): PL nº 110/2017 – Cria o ‘Programa Grafite do Bem’; PL nº. 109/2017 – Institui o festival de música, teatro e dança |
Cabral reverberou a causa levantada por Renato sobre o sofrimento da população com o alto custo da iluminação pública. Ele defende que antes de haver ações do poder público neste sentido, deve haver diálogo entre o Legislativo e à comunidade e que qualquer reajuste tem que passar pela Casa. O democrata cristão solicitou ao Executivo que realize serviço de pavimentação na estrada Jaime Canal, comunidade Briske – próximo a Bom Jesus e Costa Pereira.
Diony Stein (PMDB) através da Indicação 095/2017 solicita o calçamento, rede de esgoto e iluminação pública na Rua Pedro Lippaus. A Indicação 096/2017 busca a realização de obras, como calçamento, limpeza dos barrancos e troca de lâmpadas na Rua Henrique Miguel Trarbach.
![]() |
O presidente da Casa, o vereador David Klippel (PRTB), implantou em sua gestão o novo site da Câmara, com acesso a informação em formato mais facilitado e informações sobre prestação de contas e gestão fiscal do Legislativo. A transmissão das Sessões também teve início pela rede social Facebook da Casa. |
Klippel solicita ao chefe do Executivo que realize uma campanha de conscientização ambiental, principalmente nas unidades de ensino, com cartazes, palestras e outras atividades. Klippel pleiteia que os jovens moradores da cidade sejam orientados sobre como direcionar o lixo de forma correta, evitando que estes sejam lançados em áreas de preservação, em rios e córregos. A destinação de materiais para reciclagem, reaproveitamento de materiais de obras, o desperdício de água e destinação de óleos também fazem parte do trabalho sugerido pelo presidente da Casa.
![]() |
Dodô Kröhling (DEM) indicou benfeitorias para Santa Maria, como a construção de uma área coberta multiuso, anexa ao CEMEI Maria Knidel Lube, para ser utilizada por professores e pela comunidade (indicação nº. 101/2017). |
Pavimentação e colocação de placas nas ruas localizadas na Baixada – Vila dos Ipês (indicação nº. 102/2017).
A reclamação da população sobre a taxa de iluminação pública também fez eco na fala do vereador. Ele relata que a reclamação é antiga e ainda não houve solução para essa demanda da população do município. Ainda no assunto, Dodô fez uma análise sobre a implantação de novas luminárias de LED. Segundo o demista, houve uma sobra de recursos da iluminação pública da gestão anterior e o atual prefeito fez a aquisição das luminárias, porém houve aumento do gasto de energia elétrica ao invés de economia, o que era esperado.
![]() |
Felipe Delpuppo (PP) protocolizou o Projeto de Lei nº 112/2017 que institui o ‘Dia Municipal de Defesa, Prevenção e Proteção do Rio Jucu’. |
Felipe apresentou o PL nº 111 /2017 que institui a ‘Semana Municipal da Saúde na Roça’, programa que leva as comunidades rurais atendimento de saúde a moradores locais, com ações efetivas de prevenção e diagnóstico de doenças como o câncer de pele e outras que acometem moradores e trabalhadores rurais. Já o PL Nº104/2017 insere a festa de Nossa Senhora da Penha, da Paróquia de Sant’Ana, no calendário oficial de datas e eventos do município.
![]() |
Ubaldino Saraiva (PV) |
Saraiva solicitou que o Executivo realize a adequação de uma vaga de estacionamento para idosos em frente à agência bancária do Banestes, no centro da cidade. No local, foram instaladas vagas de moto. Através da Indicação 104/2017, o verde solicita a instalação de faixa de pedestres na Rua Waldemar Mêes, no acesso à passarela que dá acesso à Rodoviária do município.
O parlamentar também solicitou iluminação e obras na Rua Maria Botelho Trarbach e em seu córrego.
Clique aqui para baixar e conferir as matérias da 15ª Sessão Ordinária de 2017