segunda-feira,
30 de junho de 2025

Geral

Prefeito de Vargem Alta usa o Facebook para se defender após ser afastado do cargo

O prefeito de Vargem Alta João Bosco Dias (PSB) foi afastado do cargo, temporariamente, após a deflagração da Operação Canudal, que cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, no município do Sul do Espírito Santo.

A operação investiga crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, entre outros. A condução da ‘Canudal’ é feita pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), por meio da Procuradoria de Justiça Especial e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Além do prefeito, cinco servidores da prefeitura; o presidente da Câmara Municipal, outro vereador e os secretários municipais de Obras e de Agricultura, também, foram afastados.

O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) informou que os afastamentos foram pedidos à Justiça por considerar que os envolvidos poderiam atrapalhar as investigações. A decisão pelo afastamento foi deferida pelo desembargador Fernando Zardini, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES).

Operação Canudal

GEDC3404

Os mandados foram deferidos pela 2ª Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), com objetivo de apreender documentos, computadores, mídias e outros materiais, para apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, entre outros.

O nome da Operação é uma referência ao ponto mais alto do município de Vargem Alta, a Pedra do Canudal, com altitude de 870 metros.

As investigações são conduzidas por um procurador de Justiça e seis promotores de Justiça. Atuam na operação 75 Policiais Militares e 4 servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Após o cumprimento dos mandados, membros do MP-ES, iniciaram a análise dos documentos e dados apreendidos e tomarão declarações dos investigados, testemunhas e informantes.

Prefeito

prefeito prestando depoimento na delegacia

A polícia revistou a casa do prefeito João Bosco Dias (PSB) onde foi encontrada uma arma sem registro. Ele explicou que estava começando uma coleção e por isso apenas uma arma foi localizada na residência. O prefeito foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos e foi liberado após um habeas-corpus, segundo o MP-ES.

No Facebook, Em nota, o prefeito disse que respeita a decisão do desembargador e vai se defender. “Isto é legítimo e faz parte do estado democrático de direito. A fiscalização da administração Pública é um dever das autoridades e um direito do povo. Visto que sempre trabalhei dentro da ética e probidade administrativa, com respeito as normas legais no trato da entidade pública, exercerei, na plenitude o meu direito de defesa. Por isso estou providenciando minha defesa para suspender essa decisão liminar”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262

Geral

Excesso de velocidade nas rodovias federais ultrapassa 230 mil flagrantes nos cinco primeiros meses de 2025

Geral

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Geral

Famílias realizam o sonho da casa própria com entrega de moradias populares em Presidente Kennedy