Foto: Tiago Castro/ Divulgação
![]() |
Por: Clovis Rangel
A Prefeitura de Marechal Floriano em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lançou nesta quinta-feira (17), a campanha "Não dê esmola – Doe esperança”.
A campanha tem como objetivo, incentivar a população a não dar dinheiro às pessoas em situação de de rua, bem como orientar aos munícipes de que nos casos em que as pessoas que estão de passagem pelo município devem procurar Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos ou o CREAS, para o atendimento e devidos encaminhamentos.
Marechal Floriano é uma cidade próxima da capital e as margues da BR 262, sendo comum que “trecheiros” e pessoas em situação de rua, procurem abrigo próximos a pontos turísticos ou embaixo de pontes e demais vias públicas. Embora todo cidadão tenha seu direto de ir e vir garantido na Constituição Federal de 1988, quando damos esmolas, contribuímos para que essa pessoa permaneça em situação de extrema pobreza.
“Isso não está ajudando, fazendo doações estamos alimentando o problema social, os danos são muito maiores do que a ajuda. Se a pessoa se comove com uma situação, o ideal é sempre acionar os serviços assistenciais do município, e nós iremos realizar o atendimento e ajudar na reintegração desse cidadão, queremos que a população contribua conosco nesta campanha”. Diz Cacau Lorenzoni, Prefeito de Marechal Floriano.
Para atender aos trecheiros e pessoas em situação de rua, o município conta com serviços como: o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – SEMADH e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Telefone:(27) 3288-1462
Endereço: Rua Eduardo Rupf, 42, Centro – Marechal Floriano – ES – CEP: 29255-000
Email:servicosocial@marechalfloriano.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 8h30min às 11h30min e de 12h30min às 17h30min.