sábado,
10 de maio de 2025

Meio Ambiente

Prefeitura limpa rio e córregos para evitar enchentes e inundações em Marechal

Foto: PMMF/M.C

Melhorar a vazão da água de chuvas e evitar transbordamentos e enchentes em Marechal Floriano. Esse é o objetivo da Prefeitura, que vai fazer a limpeza e desobstrução das margens do Rio Jucu e dos córregos que percorrem a cidade.

 

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sérgio Luiz Ferreira, o Córrego Batatal, localizado no centro da cidade, já começou a ser limpo devido à grande quantidade de casas em suas margens. A previsão é de que em 20 dias, após os trâmites legais do licenciamento, a limpeza seja estendida para o Rio Jucu. 

 

“Faremos o desassoreamento de todos os córregos e do Rio Jucu como uma ação preventiva, a fim de evitar inundações no município. No Rio Jucu, a limpeza será feita em uma extensão de quase dois quilômetros, a partir do centro da cidade em direção ao Viradouro, em Poço Fundo”, destacou Sérgio Luiz. 

 

A limpeza não vai interferir no leito do rio, evitando seu estreitamento e possíveis impactos ambientais. “É uma ação quase artesanal, retirando das margens do Rio Jucu os dejetos acumulados, o lixo jogado pela população e as folhagens”, acrescentou o secretário. 

 

RESPONSABILIDADES – A limpeza do Rio Jucu e de seus mananciais são realizadas em intervalos periódicos em Marechal Floriano devido ao crescimento da vegetação nas margens do rio e do acúmulo de lixo e objetos. Apesar disso, a Prefeitura da cidade alerta para a importância da consciência ambiental no descarte do lixo. 

 

“Quando realizamos essas limpezas, recolhemos garrafas pets, móveis, pneus, entre outros objetos. É fundamental que a população evite esse tipo de poluição para que o rio tenha uma vazão mais rápida e não ocorra inundações”, salientou o secretário Sérgio Luiz Ferreira.

 

O prefeito, Cacau Lorenzoni, acrescentou que a iniciativa de reduzir os riscos de transtornos se soma ao trabalho da Administração no rumo de buscar sempre a qualidade de vida na cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul está temporariamente interditada para manutenção

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas