sexta-feira,
02 de maio de 2025

Religião

Preparativos na reta final para festa de Corpus Christi em Castelo

“A 61ª Festa de Corpus Christi contará com grandes novidades”.

Redação

A tradicional Solenidade de Corpus Christi, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo, completa 61 anos de história em 2024. Com o tema: “O pão nosso de cada dia, o pão eucarístico”, a maior festa do tipo no Espírito Santo e uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, trazendo muitas novidades. 

Responsáveis diretos pela realização da festa, os Frades Agostinianos Recoletos – O.A.R, o Instituto Cultural “Irmã Vicenza” com o apoio da Prefeitura Municipal de Castelo, promoveram uma pesquisa de opinião e detectaram que, para a maioria dos fiéis e visitantes entrevistados, ao longo dos anos, “o cheiro” dos tapetes mudou. Buscando retomar às origens, neste ano, os voluntários voltarão a usar cipreste (arbustos ornamentais), crista-de-galo (flores ornamentais e macias, com textura aveludada), palha de café preto e borra de pó de café que, juntos, exalam um agradável odor. 

Outra novidade está na estrutura do evento: no chafariz central, na Biblioteca Pública Municipal (Castelinho) e na frente da Igreja Matriz – ambos na região central – serão montadas grandes estruturas decorativas alusivas ao tema da 61ª Festa de Corpus Christi. Outra novidade é a instalação de um grande portal marcando o início dos tapetes e o local onde começará a tradicional procissão Eucarística. 

A confecção começará na noite de quarta-feira (29), e materiais como areia, pedras, folhas, flores, palha de café, dentre outros, serão utilizados na criação dos 17 quadros e 17 passadeiras que enfeitarão 1,2 quilômetros das ruas do centro da cidade. Serão 5 mil metros quadrados de tapetes com temas relacionados à vida eclesial, social, religiosa e cultural.

Mais de 3 mil voluntários estão trabalhando há meses nos preparativos para este evento. A programação que começou na terça-feira, 14, com a Adoração Apostólica ao Santíssimo Sacramento, segue até o próximo dia 26. 

“São doze dias de adoração porque são doze Comunidades, assim como são doze os discípulos. A adoração contemplará sete horas santas com as temáticas dos sete pedidos do pai nosso”, explicou a organização do evento.   

Na quinta-feira, 30, Solenidade de Corpus Christi, haverá Missa às 07h, 09h, 10h30, 12h e 16h. A Celebração Eucarística das 16h será presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP. A procissão com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia ocorre logo após a cerimônia religiosa. 

Segundo o Prior e Pároco, Frei Antonio Rabanal Bueno, o evento começou como uma manifestação simples a partir de uma Irmã da Caridade de São Vicente de Paulo. “Em 1963, Irmã Vicenza confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia”, contou.

Em 1964, com o apoio de Frei José Osés, à época Vigário Paroquial, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população, a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional.

“São voluntários que, no dia anterior à comemoração, vencem o frio das noites de maio e trabalham arduamente para preparar lindos tapetes e passadeiras que renderão homenagens à presença de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.” A Festa de Corpus Christi em Castelo é patrimônio cultural imaterial do estado do Espírito Santo segundo a Lei nº 11.630/2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Religião

Um milhão de pessoas cruzam ponte, ruas e avenidas por Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens

Religião

Padre Diocesano de Cachoeiro participa de missa no Vaticano em homenagem ao papa Francisco

Religião

“Conexão imensurável com Nossa Senhora”, declara Adriana Arydes ao emocionar fiéis durante show no Campinho do Convento

Religião

Papa Francisco nomeou seis bispos capixabas durante seu pontificado; veja quem são

Religião

Centenas de casais sobem ao Convento para benção na Festa da Penha

Religião

“Festa da Penha”; a mais tradicional manifestação religiosa do ES

Religião

Retiro de carnaval “Alegra-te” reúne centenas de jovens em Venda Nova

Religião

Moradores e turistas participam de “Missa dos Turistas” em Piúma