quarta-feira,
07 de maio de 2025

Meio Ambiente

Primeira fase do projeto “Sanear Águas é Preservar Vidas” é encerrada em Domingos Martins

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Domingos Martins, em parceria com o Instituto Kautsky, encerrou a primeira fase do Projeto “Sanear Águas é Preservar Vidas”. As atividades foram desenvolvidas em duas comunidades do município, São Miguel e Pedra Branca, com o objetivo de desenvolver ações para conscientização, orientação e implantação de um sistema de tratamento de esgoto doméstico eficaz e de baixo custo.

 

O encerramento das atividades contou com a presença do promotor de Justiça do MPES Evaldo Teixeira; da diretora-presidente do Instituto, Kautsky Valéria Simon Kautsky; da assessora executiva do Instituto Kautsky e coordenadora do Projeto, Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa; da bióloga do Instituto Kautsky e colaboradora do projeto, Alessandra Bosser Pope; de diretores e professores da Escola Eugênio Pinto Sant’Anna; e de moradores das comunidades.

 

O projeto conta com a participação direta da população em cada ação desenvolvida. É necessário que os cidadãos se conscientizem como uma parte integrante do meio ambiente no papel de agentes transformadores. Além de promover a manutenção da saúde humana, o “Sanear Águas” já implantou 194 biodigestores e caixas de gordura e despoluiu 20 quilômetros de cursos hídricos.  Os recursos financeiros foram captados por meio de prestações pecuniárias propostas pelo MPES a infratores ambientais, em Domingos Martins, em audiências realizadas nos processos judiciais abrangidos pela Lei nº 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais), perante o Judiciário local.

 

O promotor de Justiça Evaldo Teixeira aproveitou o momento para agradecer a todos os envolvidos no projeto. “Além da consciência coletiva de proteção aos nossos mananciais e águas, nosso objetivo é resgatar em cada um o sentimento de satisfação em realizar algo que é muito bom para as comunidades e gerações vindouras”, salientou – Foto: MPES/Secom

A segunda fase do “Sanear Águas é Preservar Vidas” preparará o cadastro e em seguida a implantação dos biodigestores na comunidade de Califórnia e às margens do Rio Jucu, no trajeto de São Miguel até a sede do município de Domingos Martins.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul está temporariamente interditada para manutenção

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas