segunda-feira,
26 de janeiro de 2026

Geral

Primeira turma da Guarda Municipal de Cachoeiro conclui aulas de tiro

Agentes também recebem informações sobre legislação e conduta – Foto: PMCI/Secom

 

A primeira turma do curso de formação profissional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro conclui a disciplina de armamento e tiro nesta quinta-feira (13). As aulas aconteceram no Clube de Tiro, localizado no bairro Vila Rica, sendo ministradas por cinco instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES).

 

O treinamento em tiro, iniciado na semana passada, é realizado com revólveres calibre 38. Os guardas tiveram que realizar vários tipos de exercício, sendo capacitados para utilizar o armamento a partir de diversas posições e situações (em pé, agachados, tiro curto, tiro à distância, dentre outras). Do dia 17 a 19 e de 24 a 27, será a vez da segunda turma da GCM realizar o treinamento no Clube de Tiro.

 

“O conteúdo segue a matriz curricular nacional e inclui também informações sobre legislação e regras de segurança. Os guardas tiveram uma evolução muito rápida e se saíram muito bem”, afirma o instrutor e coordenador da disciplina de armamento e tiro da Acadepol, Dilson Vicente Nunes.

 

Para a conclusão do curso, que tem 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas, restarão ainda as disciplinas práticas de estágio de trânsito, relações interpessoais (apenas para a segunda turma), boletim online e a palestra final da Acadepol-ES.

 

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) deu início aos procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma de fogo.

 

“Estamos muito perto da conclusão desse ciclo de capacitação, que é uma das medidas para que a GCM possa voltar a usar armas. Quem sairá ganhando é a sociedade cachoeirense, que contará com profissionais ainda mais preparados para atuar nas demandas de segurança pública da cidade”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde