Redação
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre golpes envolvendo promessas de ressarcimento de descontos indevidos em benefícios.
Golpistas estão enviando mensagens com falsas promessas de facilitar o reembolso de valores cobrados sem autorização. Essas mensagens geralmente contêm links que direcionam para sites fraudulentos, criados para roubar dados pessoais ou induzir o pagamento de taxas fictícias. Quem clicar nesses links corre o risco de ter seus dados expostos ou até mesmo sofrer saques indevidos nos benefícios recebidos.
O Procon-ES reforça que ainda não há cronograma oficial para o início da devolução dos valores e que os reembolsos legítimos não serão realizados por PIX, saque em caixa eletrônico ou depósito em conta informada pelo segurado. O valor será devolvido automaticamente, por meio de uma folha de pagamento adicional, diretamente na mesma conta em que o beneficiário recebe o pagamento do INSS.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, faz um alerta sobre as armadilhas virtuais. “É fundamental desconfiar de mensagens que prometem antecipação de valores e solicitam dados ou pagamentos. Links suspeitos podem levar a fraudes e prejuízos. Em caso de dúvida, o melhor caminho é buscar informações nos canais oficiais”, orienta.
Em caso de dúvida, os consumidores devem consultar diretamente os canais oficiais do INSS, como o site ou o aplicativo Meu INSS, ou entrar em contato com o Procon-ES pelo WhatsApp (27) 3134-8499.