domingo,
03 de agosto de 2025

Geral

Produção animal cresce no ES no 1º trimestre de 2025

Redação

Um balanço completo dos setores de abate de animais, produção de leite e ovos no 1º trimestre de 2025 acaba de ser divulgado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O relatório de Produção Animal do Espírito Santo, elaborado pela Gerência de Dados e Análises (GDN/Seag), revela um cenário de avanço nos principais indicadores da pecuária capixaba.

“O desempenho positivo da produção animal nesse início de ano reforça o dinamismo do agronegócio capixaba. Tivemos alta no volume de carcaças de aves e de bovinos, além de um crescimento de mais de 12% na produção de ovos. Esses resultados são fruto da dedicação dos produtores, do trabalho da indústria e da atuação técnica do Governo. A pecuária continua sendo um motor importante para a geração de renda, emprego e segurança alimentar no Espírito Santo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.


RELATÓRIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO ESPÍRITO SANTO 

Abate de animais

Na comparação com o 1º trimestre de 2024, houve crescimento no abate de aves, bovinos e suínos. O volume total das carcaças de frango cresceu 8,0%, passando de 32.662 toneladas para 35.271 toneladas. Foram abatidas cerca de 14,2 milhões de aves, mantendo o Espírito Santo como o 11º maior produtor nacional, com 1% de participação.

O abate de bovinos teve um aumento de 6,5% no peso das carcaças, saltando de 18.324 toneladas para 19.514 toneladas. O número de cabeças abatidas foi de 78,8 mil, colocando o Estado na 18ª posição nacional.

A suinocultura também apresentou leve crescimento, de 0,6%. Foram 7.611 toneladas de carcaças, provenientes do abate de 79,3 mil suínos. O Espírito Santo ocupa a 9ª colocação no ranking nacional.

Produção de ovos

A produção de ovos se destacou como o segmento de maior crescimento. O aumento foi de 12,3% no período, saltando de 86 milhões de dúzias para 96,6 milhões de dúzias. O Espírito Santo permanece como o 4º maior produtor nacional, com participação de 8% no total do país. O plantel de galinhas poedeiras chegou a 16 milhões de aves.

Leite

A captação de leite pelas indústrias foi o único setor que apresentou queda. Foram captados 62,5 milhões de litros, redução de 5,2% em relação aos 65,9 milhões registrados no 1º trimestre de 2024. Apesar da retração, o Espírito Santo manteve a 14ª posição nacional, representando 1% da produção brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Casagrande decreta três dias de luto pela morte de Bosquinho, ex-prefeito de Vargem Alta

Geral

Comitê do Governo do Estado se reúne com setores para avaliar impactos do tarifaço imposto pelos EUA

Geral

Pesquisa do Procon-ES revela variação de até 434% nos preços de presentes para o Dia dos Pais

Geral

275 anos de fé e devoção: Presidente Kennedy celebra a Festa de Nossa Senhora das Neves

Geral

Operação Estado Presente termina com 16 presos e sete armas apreendidas no Sul

Geral

Casagrande lança programa ‘Pavimenta Detran|ES: Asfalto Novo, Caminhos Seguros’, e Iconha, Marataízes e Piúma, serão beneficiados

Geral

Oposição anuncia que votação do projeto da anistia será prioridade no segundo semestre

Geral

Produtores de Domingos Martins, Cachoeiro e Marechal Floriano são destaque nacional com a premiação de queijos artesanais