quarta-feira,
06 de agosto de 2025

Agricultura

Produtos de Santa Maria de Jetibá poderão ser vendidos em todo o Estado

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Santa Maria de Jetibá poderá, a partir de agora, aprovar agroindústrias de produtos de origem animal registradas junto ao município para comercializarem seus produtos em todo o Espírito Santo.

 

Essa ampliação de mercado tornou-se possível após o SIM de Santa Maria de Jetibá ser aprovado em processos de auditoria realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e ter sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), permitindo que essas agroindústrias que antes tinham o comércio restrito ao município possam comercializar seus produtos em todo o Estado.

 

A portaria autorizando o município a incluir estabelecimentos no Susaf/ES será assinada nesta quinta-feira (27), na sede do Instituto. A primeira agroindústria de Santa Maria de Jetibá autorizada a comercializar em todos os municípios capixabas será uma fábrica de produtos lácteos, a Agroindústria Ebert, de Zezinha Garbrecht Ebert, que produz queijos minas frescal.

 

Segundo Carolina Dadalto, subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, “a equivalência é a capacidade de diferentes serviços de inspeção atingirem o mesmo nível de proteção sanitária definido pelo Serviço de Inspeção Coordenador, no caso a Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp)”.

 

Confiança

 

A adesão do serviço de inspeção do município ao Susaf/ES também foi celebrada pelo coordenador do SIM de Santa Maria de Jetibá, Vanderlei Marquez.

 

“Estamos muito felizes com a adesão ao Susaf/ES, pois isso prova que o trabalho que estamos realizando aqui tem sido feito de forma equivalente ao do Idaf. A expectativa para o ano que vem é que outras cinco agroindústrias sejam incluídas no Susaf/ES”, ressaltou.

 

Além de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante também possuem adesão ao Susaf/ES. Somados, os dois municípios já possuem 17 estabelecimentos com permissão para comercializar seus produtos em todo o Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Exportadores de café seguem enfrentando dificuldades para consolidar embarques nos portos do Brasil

Agricultura

Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova lideram ranking da produção do morango no ES

Agricultura

Espírito Santo bate recorde histórico em crédito rural e já planeja nova safra

Agricultura

Queijos de Marechal conquista medalhas de prata e bronze, e de D. Martins medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

Agricultura

Ricardo Ferraço e Enio Bergoli participam do início da colheita da safra 2025 de café arábica em Venda Nova

Agricultura

Vargem Alta recebe 1ª Festa do Abacate e 1º Concurso de Peso e Qualidade da fruta

Agricultura

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva na Região Serrana

Agricultura

PL pode transformar Alfredo Chaves na Capital Estadual do Inhame