quarta-feira,
07 de maio de 2025

Meio Ambiente

Projeto Uruçu Capixaba discute importância das abelhas na conservação da natureza, em Domingos Martins

Projeto terá estande na II Feira do Meio Ambiente de Domingo Martins com palestras e exposição de atividades de preservação ambiental – Foto: Divulgação

 

A importância das abelhas nativas na conservação da natureza será o foco das ações do Projeto Uruçu Capixaba durante a segunda edição da Feira do Meio Ambiente de Domingos Martins (região de montanhas do Espírito Santo), que acontecerá entre os dias 16 e 19 deste mês. Com patrocínio da Petrobras, o projeto atua na preservação de espécies nativas de abelhas, principais responsáveis pela polinização de plantas e manutenção das florestas. O Ibramar (Instituto Brasileiro do Mar) terá um estande sobre o projeto na feira, além de promover uma palestra aberta ao público sobre o papel do inseto na natureza.

 

O engenheiro florestal do Ibramar, Guilherme Diniz, vai abordar o tema “Conservação de Abelhas Nativas”, um dos objetivos do projeto Uruçu Capixaba – que vai traçar estratégias para a preservação dos insetos, com destaque para a Melipona capixaba, cujo nome popular dá nome à iniciativa. “Será mais uma excelente oportunidade de apresentar nossas atividades à sociedade e destacar a importância de preservar a Melipona capixaba, que é muito importante para o ecossistema da região devido à sua grande capacidade de polinização”, avaliou Jucenio Mauro Romagna, diretor-presidente do Ibramar.

 

A segunda edição da feira terá como tema a “Água”, tendo como objetivo conscientizar a população local sobre cuidados com o meio ambiente, e neste ano, mais especificamente sobre a água, e contará com a participação de associações, ONGs, empresas, institutos e entidades ligadas à área. A conservação dos recursos hídricos tem relação direta com a preservação das florestas que, por sua vez, dependem do “trabalho” feito pelas abelhas, polinizando as plantas, completando o ciclo de vidas das espécies. As abelhas também são fundamentais na recuperação de áreas degradadas, outra preocupação do Projeto Uruçu Capixaba.

 

Durante a II Feira do Meio Ambiente, o público também poderá conferir outros trabalhos produzidos por estudantes e organizações ambientais, projetos desenvolvidos no município que visam à proteção dos ecossistemas existentes na região, além de estandes informativos. Ao longo dos últimos quatro meses, o projeto Uruçu Capixaba já organizou palestras em escolas, além de ações de conservação ambiental, como o plantio de mudas de árvores nativas na região. A feira é organizada pela administração municipal com a participação diversas entidades, entre eles, o Ibramar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul está temporariamente interditada para manutenção

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas