domingo,
07 de dezembro de 2025

Geral

São Bento de Urânia em Alfredo Chaves se prepara para a 52ª Festa da Uva e do Vinho

A comunidade de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, já está se preparando para promover a tradicional Festa da Uva e do Vinho. Este ano, na sua 52ª edição, o evento vai realizar, além do concurso para escolher o melhor vinho, desfile de microtratores e shows com Musical Prateado e Mania Sertaneja. A festa irá ocorrer nos dia 23 e 24 de janeiro e é considerada uma das melhores das montanhas do estado.

A organização do evento é realizada pela Associação de Produtores Rurais da comunidade e pela prefeitura de Alfredo Chaves. A expectativa, segundo os organizadores, é comercializar mais de cinco toneladas da fruta durante os dias festivos. Diversos produtos derivados da fruta, como geléia e vinho, também serão comercializados durante o fim de semana.

De acordo com o prefeito, Roberto Fiorin será mais uma vez uma grande festa, que objetiva agradecer a colheita da fruta e preservar a cultura local. “Iremos comemorar 52 anos da festa com muita animação, em um clima familiar e com muitas atividades, valorizando a nossa cultura”, disse.

Durante os festejos haverá também apresentações culturais, shows e palestras técnicas para os produtores de uva e vinho. Os sítios produtores de uva irão abrir as porteiras para receber visitantes, que podem conhecer o cultivo, degustar a fruta e comprá-la diretamente do pé.

A comunidade de São Bento de Urânia fica a 41 km da sede e é um dos maiores produtores de uva do município. Uma semana antes do evento a Secretaria Municipal de Agricultura e o Incaper realizam visita técnica nos sítios produtores da fruta, com objetivo de orientar os produtores, classificar as propriedades e avaliar os frutos.

Serviço – Como chegar? Pela BR 262 o acesso é por Victor Hugo, na altura do Km 71, depois seguir uma estrada asfaltada num percurso de 11 km até a festa. Também há opção pelo Posto do Café, altura do Km 60. Já quem vem por Alfredo Chaves é seguir sentido Matilde, passando por Carolina. Até Matilde a estrada é asfaltada, o restante é de chão, mas em boas condições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária