quinta-feira,
31 de julho de 2025

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Redação

Pessoas com 60 anos ou mais, moradoras do Espírito Santo e que ainda não receberam a dose de vacina da Influenza 2025 passaram a receber, desde essa segunda-feira (21), mensagens de textos nos celulares, os chamados SMS, orientando-os sobre a importância de se imunizarem. Desde o início, já foram mais de 70 mil mensagens enviadas a este grupo.

Com a mensagem “Atenção! Você que tem 60 anos ou mais, procure a unidade de saúde mais próxima e garanta a vacinação contra a gripe. Diga SIM à proteção!”, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), visa reforçar a estratégia de mobilização de vacinação assim como ampliar a cobertura deste público, que é um dos grupos prioritários com meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde de 90%. A Sesa destaca que, em nenhuma mensagem enviada há links para serem clicados.

Até esta quarta-feira (23), segundo dados do Vacina e Confia (VeC), o Estado havia alcançado a cobertura 52,79% somente no público de idosos de 60 anos ou mais (idosos). A cobertura total, que considera os grupos de crianças de seis meses de idade a menores de seis anos, gestantes e os idosos é de 52,85%.

A partir deste ano, a vacinação contra a gripe passou a fazer parte da rotina, sendo incorporada ao Calendário Nacional dos grupos com meta de cobertura vacinal, e segue sendo aplicada anualmente, de acordo com a atualização que o imunizante recebe.

“Muitas pessoas acham que por ter tomado a dose no ano anterior, não precisam de tomar mais neste ano, mas é importante lembrarmos sempre que a vacina da gripe é atualizada anualmente, de acordo com as cepas do vírus que circulam no País. Por isso que, mesmo que tenham recebido a dose em 2024, é importante retornar à sala de vacinação mais próxima e atualizar para a dose deste ano. Além disso, a duração da proteção da vacina é de aproximadamente 12 meses”, lembrou a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo.

As doses contra a gripe estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado. Além do envio dos SMS, a Sesa vem orientando os municípios capixabas adotar estratégias ativas de captação de pessoas de 60 anos ou mais, por meio de busca ativa, parcerias intersetoriais e de ações comunitárias.

Cadastros atualizados no Vacina e Confia

A identificação deste grupo prioritário, pessoas com 60 anos ou mais que não receberam a dose da vacina contra gripe neste ano de 2025 é uma das facilidades que o sistema de informação Vacina e Confia (VeC) oferece.

O sistema integra os registros das vacinas do calendário nacional e as demais estratégias de vacinação produzidas pelo Ministério da Saúde, que são aplicadas e registradas em todas as salas de vacinação do Estado, sendo elas públicas ou privadas. Além disso, o Vacina e Confia é também uma plataforma, em que a população capixaba pode ter acesso ao cartão de vacinação, ao realizar o cadastro.

E é por meio do cadastro, que a Secretaria da Saúde (Sesa) realiza ações como o envio de SMS, para comunicação ou busca ativa. E, para ampliar a comunicação com este grupo, é importante que a população e os profissionais de saúde mantenham o cadastro no VeC sempre atualizados. Em caso de dificuldade, a atualização pode ser feita com o profissional de saúde na Unidade Básica mais próxima de sua residência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura