Foto: Divulgação/PMF
![]() |
Um encontro com a participação de representantes de Marechal Floriano e de Domingos Martins discutiu ações do Programa de Tuberculose, desenvolvido nos municípios. Segundo a Equipe da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Vitória, é importantíssimo que haja uma integração entre a Estratégia de Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.
“Não se faz Saúde sem que a Vigilância e a Estratégia de Saúde da Família caminhem juntas”, destacou Ana Paula Rodrigues Costa, da Secretaria de Estado da Saúde.
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. Outros três municípios foram convidados a participar. No entanto, não enviaram representantes.
Durante a reunião, foram citados casos importantes de Tuberculose no Estado. “Temos registros de casos graves no Espírito Santo. Um deles é de um bebê de apenas um mês. É rarísssimo. Exemplos como esse mostram a necessidade da detecção o mais rápido possível, para que se evite a escalada da transmissão. É preciso persistência na investigação do caso, mesmo com resultado negativo a princípio. Por isso, o trabalho integrado é tão importante”, frisou Cremilda Maria de Mello Silva, da Equipe de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Vitória.
Hoje, tanto Marechal Floriano como Domingos Martins possuem laboratório especializado para realizar exames de diagnóstico da doença. O teste rápido molecular para Tuberculose foi implantado no Estado em 2014 e deu uma agilidade muito grande aos resultados, que ficam prontos em algumas horas.
O secretário de Saúde de Marechal Floriano e vice-prefeito, Júnior Lovatti, ressaltou a importância do programa. “O encontro foi muito proveitoso. Quero dizer que necessitamos da parceria do Estado, pois precisamos disso para continuarmos fazendo Saúde no nosso município”.
O objetivo da ação é fortalecer a integração da Vigilância Epidemiológica junto aos municípios e trabalhar a questão do diagnóstico junto à Atenção Primária. A população deve ficar atenta: Se tiver tosse por mais de três semanas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O tratamento para Tuberculose dura seis meses. É gratuito e feito na própria unidade de saúde.