terça-feira,
16 de dezembro de 2025

Geral

SEDH dialoga sobre implantação do Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres em Santa Maria de Jetibá

Foto: SEDH

 

Redação

 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve, nessa quinta-feira (15), no município de Santa Maria de Jetibá, onde vai funcionar o primeiro Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres da Microrregião Central Serrana do Estado, para um encontro com o prefeito do município, Hilário Roepke, e sua equipe. O objetivo do encontro foi dialogar sobre a instalação do núcleo, que teve o edital lançado nessa quarta-feira (14), para a contratação de Organizações da Sociedade Civil que farão a execução das atividades de implantação e gestão do equipamento.

 

Segundo a secretária Nara Borgo, o núcleo vai oferecer atendimento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência, bem como realizará a articulação da rede de serviços na microrregião. A expectativa é de que o núcleo esteja em funcionamento ainda este ano.

 

“Aqui em Santa Maria de Jetibá vamos implantar o primeiro núcleo de enfrentamento à violência contra a mulher do Estado. Uma política pública pioneira no Espírito Santo que visa a prestar atendimento qualificado e acolhedor às mulheres em situação de violência. Essa parceria com a prefeitura é fundamental para o sucesso do programa e esperamos que em breve possamos iniciar os atendimentos”, afirmou a secretária.

 

Já o prefeito Hilário Roepke disse que a Administração Municipal se compromete em disponibilizar o espaço físico para o funcionamento do núcleo e destacou a alegria de ter o município de Santa Maria de Jetibá escolhido para a instalação desse primeiro núcleo de atendimento à mulher. “Infelizmente, a violência contra a mulher no nosso município também é uma realidade e a demanda por um atendimento especializado e humanizado para essa problemática é antiga e chegou em ótima hora”, enfatizou o prefeito.

 

Também participaram do encontro o vice-prefeito do município, Florentino Lauvers, e o deputado estadual Adilson Espíndula, além da secretária de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social do município, Nelcelina Espíndula, entre outras autoridades. Pela SEDH, também participou da reunião a gerente de Políticas para Mulheres, Bernadete Baltazar.

 

Além de Santa Maria de Jetibá, o núcleo vai atender outros cinco municípios da região central serrana: Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã.

 

O núcleo compõe a cartela de projetos estratégicos do Governo do Estado, no que tange à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. Em seu corpo técnico, o núcleo vai contar com advogado, assistente social, psicólogo e educador social, para oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência na região. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’