A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso de febre amarela em Cachoeiro, no Sul do Estado. Em todo o Espírito Santo já são 78 casos confirmados. Dezoito pessoas morreram e outros 17 estão em investigação. Até a última quinta-feira (2), foram registradas 299 notificações suspeitas da doença e 30 foram descartadas.
Nesta semana, a prefeitura de Cachoeiro anunciou novos horários de vacinação para atender toda a população. Para atender a quem trabalha durante o dia, na segunda-feira (6), o horário foi ampliado para vacinação contra a febre amarela, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu. A imunização, que no local já é oferecida normalmente das 8h às 12h, e também será realizada das 16h às 20h.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que quem ainda não recebeu a dose deve procurar a unidade básica de saúde com sala de vacina mais perto de sua casa, com o cartão de vacina, CPF e cartão do SUS. Cada unidade define o seu horário de vacinação, que é divulgado nas comunidades pelas equipes que nela atuam.
Nos locais, é realizada uma triagem clínica para verificar se a pessoa pode ser imunizada, pois a vacina é contraindicada em uma série de casos.