![]() |
O secretariado municipal, assim como o prefeito e o vice foram homenageados pelos vereadores pela realização da Italemanha, festa que busca resgatar a identidade do munícipe, pela descendência italiana e alemã. (Foto: Cícero Modolo) |
Eduardo Antunes
A 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano aconteceu na noite da última terça-feira (07) com uma série de homenagens. Houve o uso da Tribuna Livre por parte de três convidados.
O médico e presidente do Sindicato dos Médicos do estado, Otto Fernando Moreira Baptista, agradeceu pela homenagem recebida nas comemorações do aniversário da emancipação política do município e explanou sobre o plano de expandir o atual Centro Médico, onde realiza exames, com a implantação de um hospital para atendimento ao dia, onde além de exames, serão realizadas cirurgias.
O município de Marechal Floriano recebe diariamente pacientes de vários municípios para atendimento em parceria com o SUS. De acordo com o médico, a demanda aumentou, tornando real o projeto do hospital, que, segundo ele, em breve estará a serviço da população.
![]() |
Foto: Cícero Modolo |
Carlos Augusto Lorenzoni, mais conhecido como Guto e secretário de Serviços Urbanos de Serra, falou sobre a reforma tributária de forma que o pacto federativo seja favorável aos municípios, uma vez que os municípios recolhem grande quantitativo de tributos e, ao repartir, ficam preteridos frente aos estados e à União.
Fernando Ribeiro atua como voluntário na recuperação de dependentes químicos e se propõe a realizar seu trabalho na cidade. Ele conta com parceria do setor público, principalmente e reforça que seu trabalho é sem fins lucrativos.
![]() |
![]() |
O jornalista Iago Miranda, atua como correspondente regional para o jornal A Tribuna. O vereador Diony Stein homenageou o profissional. (Fotos: Cícero Modolo) | O vereador Ubaldino Saraiva também homenageou o cantor de Soído de Baixo, Ernesto Mathias, que participou da festa Italemanha, ao lado da atração nacional, Michel Teló. |
Cezinha Ronchi (PSDB) sugere que a Câmara faça a digitalização das matérias aprovadas na casa, assim como a resposta do Executivo aos requerimentos que os vereadores enviam àquele poder. Cezinha está buscando parceria com a esfera federal para que o município receba mais torres de telefonia e internet. Por sua articulação junto ao governo do estado, será instalada uma torre que atenderá parte das comunidades de Santa Maria e Rio Fundo.
Ubaldino Saraiva (PV) afirma que a participação de outras lideranças na Casa reforça o espírito democrático e majora a formação de idéias em prol da comunidade. O verde se propôs a apoiar o projeto de uma clínica, buscando junto ao Executivo as parcerias que o voluntário se propôs a realizar na cidade.
Ubaldino indicou estudo para avaliar a possibilidade de aquisição e instalação de detectores nas escolas municipais para impedir a entrada de armas e similares.
Renato Werneck (SD) voltou a pontuar a necessidade de providências quanto à regularização da escola Flores Passinato Kuster, em Soído de Baixo, assim como o pedido não atendido pelo órgão estadual de transportes, para a manutenção da rodovia que dá acesso à comunidade.
O vereador relatou que na festa da cidade, havia adolescentes acometidos por overdose pelo consumo de bebida alcoólica O vereador tenta uma resposta para solucionar o problema, pois não há ação preventiva.
Diony Stein (PMDB) também se propôs a apoiar a possibilidade da oferta do tratamento de dependentes químicos. O peemedebista citou a equipe da prefeitura pelo sucesso da Italemanha, festa da imigração do município.
David Klippel (PRTB) indica que a prefeitura municipal de Marechal Floriano conceda a todos os funcionários da prefeitura municipal o abono pecuniário de final de ano bem como a concessão de cestas natalinas.
João Cabral (PSDC) elogiou a atitude do médico Otto Fernando Baptista de empreender no município. Sobre o envio de recursos para as instituições filantrópicas do município, Cabral relata que haverá maior aporte financeiro devido à emenda, de sua autoria, ao orçamento do município. O democrata cristão alertou aos colegas de Plenário sobre a oferta de “emendas eleitoreiras” por parte de deputados e senadores, que, após às eleições, não resultam em investimentos.
Dodô Kröhling (DEM) destacou números da arrecadação municipal, onde a dotação orçamentária aumenta significativamente ano a ano, tornando o município capaz de incrementar seu investimento, graças aos produtores rurais, comerciantes e ao empresariado.
O vereador aproveitou a visita de deputados e senador no distrito de Santa Maria, na Festa do Café, para fazer o pedido de torre de telefonia e internet para a região. O parlamentar parabenizou a toda comunidade pela realização da festa, assim como o prefeito municipal e sua equipe pelo sucesso na organização da Italemanha.
Felipe Delpuppo (PP) solicitou que o município avalie a possibilidade de conceder abono aos professores da rede municipal de ensino. O Projeto de Lei nº. 150 /2017 – de sua autoria, institui a semana municipal de prevenção e combate ao câncer de colo do útero. Já o Projeto de Lei nº. 151/2017 insere no calendário oficial de eventos do município, a ‘Festa dos Pais da comunidade de Soído de Baixo.