Leandro Moreira/ES de Fato
Somente 40% das linhas de ônibus estarão em operação em Cachoeiro de Itapemirim e todo o sul do estado a partir de sábado. Isso porque o Sindimotoristas publicou edital de greve da categoria em função da falta de acordo com o Setpes, agremiação patronal, diante dos pedidos de reajuste salarial e demais benefícios.
Por sua vez, as empresas do ramo atrelam a dificuldade para o acordo à queda no número de passageiros, que pesa negativamente na receita em conjunto com os demais fatores inerentes à crise financeira e econômica ainda enfrentada pelo país.
Na região, terão a sua frota reduzida as empresas Costa Sul Transporte e Turismo, Reis Transportes, Viação Flecha Branca, Viação Real Ita, Viação Santa Luzia e Viação Sudeste – situação que irá onerar os usuários que dependem deste serviço para seus afazeres.
Sem o entendimento, a situação desencadeou para o dissídio coletivo, ocasião em que há a interferência do Tribunal Regional do Trabalho na decisão. A greve dos motoristas foi decidida em assembleia realizada no último dia 31.