sábado,
01 de novembro de 2025

Geral

Situação de Emergência: Rio transborda e causa alagamentos em Cachoeiro; veja o vídeo

 

Por Redação do portal Notícia Capixaba

 

O rio Itapemirim que corta Cachoeiro de Itapemirim, transbordou e deixou pontes praticamente submersas, depois que chuvas intensas estão atingindo o Estado. O município está em alerta de risco da Defesa Civil.  Assista ao vídeo acima.

 

O rio está cinco metros acima de seu nível normal, segundo a Defesa Civil, e já causa alagamentos em vários pontos da cidade. O município está em alerta máximo para inundações desde a noite da última sexta-feira (24).

 

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, assinou, nesta sexta-feira (24), um decreto declarando “Situação de Emergência” no município. A medida visa estabelecer ações de recuperação dos danos causados pelas chuvas da última sexta-feira (17), sobretudo em localidades do interior.

 

O decreto se baseia em levantamentos técnicos da Defesa Civil e de outros órgãos do município. Ele possibilita a agilização dos procedimentos para aquisição de bens e serviços e realização de obras em resposta aos prejuízos.

 

Rua 25 de Março, Centro 

Já foram registrados pontos de alagamentos nos bairros Coronel Borges, Baiminas, Independência, Arariguaba e em vários pontos no centro da cidade e na avenida Beira Rio. Além da sede, os distritos de Pacotuba e Conduru estão com várias residências alagadas. Mais de 200 famílias desses distritos tiveram que deixar suas casas.

 

Desde o fim da manhã deste sábado (25), os comerciantes se mobilizam e retiram as mercadorias do comércio da região central da cidade. A Defesa Civil circulou pelas ruas da cidade pedindo que a população ribeirinha deixe suas casas e vão para locais seguros.

 

Cachoeiro tem pontes interditadas

 

Cachoeiro de Itapemirim apresenta pontos de interdição neste sábado (25) por conta dos alagamentos decorrentes das chuvas no Espírito Santo. A última medição, realizada às 14h40, apontou que o rio Itapemirim está 6 metros acima do nível normal.

 

Entre os locais estão as pontes Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga), Carim Tanure (Centro, próximo à antiga Dadalto), João dos Santos Filho (ente Baiminas e Coronel Borges, em frente à antiga fábrica de cimento), Coronel Francisco de Athayde (Ponte do Arco) além da ponte de pedestres que liga os bairros Guandu (em frente a rua Pedro Dias) e Aquidaban e a ponte de pedestres em frente ao Liceu Muniz Freire.

 

A rua Moreira, no bairro Independência, a avenida Beira Rio e parte da rua 25 de Março (região central) também estão interditadas, e diversas ruas do bairro Coronel Borges estão alagadas. A recomendação é para que os moradores evitem sair para as ruas.

 

Atendimento no interior

 

No início da manhã, 380 pessoas foram evacuadas em Pacotuba preventivamente, sendo encaminhadas para uma igreja local, e outras 150 pessoas de Conduru foram levadas para um ginásio de esportes antes das inundações.

 

Doações

 

Também por causa das inundações, a coleta das doações para as vítimas das chuvas foi transferida do Pavilhão da Ilha da Luz para o Centro POP (Espaço Vida), localizado na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência. O horário de funcionamento é de 9h às 17h.

 

A Defesa Civil e outras equipes da prefeitura podem ser acionadas pelos telefones 3521-1922; 99958-0190; e 98814-3497.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro

Geral

Espírito Santo e Minas Gerais se aproximam por investimento ferroviário

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES