terça-feira,
16 de setembro de 2025

Geral

Sul do Estado prepara recepção para a tocha olímpica

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), em Cachoeiro de Itapemirim,no Sul do Estado, mais uma das muitas reuniões preparatórias para a recepção à tocha olímpica na cidade. Cachoeiro é uma das 300 cidades brasileiras que estão no trajeto da tocha olímpica.

Ficou acertado que a tocha chega ao Estado do Espírito Santo por Cachoeiro de Itapemirim, no dia 17 de maio de 2016, para passar 24 horas na cidade e depois seguir para outras cidades do Estado.

A primeira recepção à tocha no Estado será na Safra, na entrada da cidade, e seguirá em revezamentos entre aproximadamente 40 atletas, para o bairro Arariguaba, onde deverá acontecer uma cerimônia na Ponte do Arco. Em seguida, irá em direção ao bairro Baiminas, passando pela histórica Rua 25 de Março e chegando ao centro da cidade.

Do Centro, a tocha fará mais um percurso pela Avenida Beira Rio, contornando para a Rua Bernardo Horta e parando, finalmente, na Linha Vermelha, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária, onde deverá acontecer um evento cultural e o acendimento da pira olímpica.

Aproximadamente 40 pessoas deverão ser selecionadas pelos patrocinadores das Olimpíadas 2016 para carregar a tocha em Cachoeiro de Itapemirim.

Como se inscrever?

Para carregar a tocha olímpica é preciso se inscrever no site oficial do evento e apresentar sua história, através de um texto, foto ou vídeo. O processo de seleção vai até o dia 15 de outubro. A partir daí, a marca patrocinadora indica os seus candidatos para a avaliação do Comitê Rio 2016. Menores de 12 anos não podem participar.

A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade. Ela ficará uma semana passando por cidades do país até chegar a Atenas, onde embarca para o Brasil. Já no país das Olimpíadas, passará por 300 cidades brasileiras, em trajetos por terra e de avião. O processo de revezamento termina no dia 5 de agosto, na Cerimônia de Abertura, no Maracanã, dando início aos Jogos Olímpicos de 2016.

História

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro