quinta-feira,
18 de dezembro de 2025

Geral

TCE-ES emite parecer prévio pela aprovação das contas da prefeitura de Domingos Martins

Redação

 

Os colegiados do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) emitiram, nas sessões da última semana, parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas das contas das Prefeituras Municipais de Domingos Martins e Nova Venécia. Além disso, foram julgadas regulares, ou regulares com ressalvas, as contas de outros quatro órgãos do Estado.  

 

Confira os processos: 

 

Prefeitura Municipal de Domingos Martins 

 

O TCE-ES emitiu parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas da Prestação de Contas Anual da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, referente ao exercício financeiro de 2020, sob a responsabilidade de Wanzete Kruger. 

 

A decisão se deu conforme o voto do conselheiro Carlos Ranna, que manteve no campo das ressalvas duas irregularidades, que apontaram as divergências entre os valores pago e liquidado das obrigações previdenciárias do município, e o valor informado no resumo anual da folha de pagamentos. 

 

Prefeitura Municipal de Nova Venécia 

 

Em razão da divergência entre dotação atualizada e os créditos adicionais abertos no exercício, e da análise entre a dotação atualizada e a receita prevista atualizada, a Corte de Contas emitiu parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, referente ao exercício de 2020, sob a responsabilidade de Mario Sérgio Lubiana. 

 

A decisão do relator, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, acompanhou integralmente o relatório do Ministério Público de Contas. 

 

Câmara Municipal de Pinheiros 

 

A Prestação de Contas Anual da Câmara Municipal de Pinheiros, referente ao exercício financeiro de 2021, sob a responsabilidade de Edvan Silva Alves, foi julgada regular com ressalvas.  

 

A decisão foi tomada pelo relator dos autos, conselheiro Domingos Taufner, em concordância com os pareceres técnico e ministerial, considerando uma irregularidade encontrada no órgão, referente ao atraso na divulgação de seu Relatório de Gestão Fiscal (RGF).  

 

Fundo Municipal de Saúde de Linhares 

 

Foi julgada regular a Prestação de Contas Anual da Fundo Municipal de Saúde de Linhares, referente ao exercício de 2021, sob responsabilidade de Saulo Rodrigues Meirelles. 

 

Analisando o aspecto técnico-contábil, o relator, Sérgio Aboudib, acompanhou integralmente o entendimento da área técnica, concordando pela regularidade das contas. 

 

Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de Serra 

 

Também foi julgada regular com ressalvas a PCA da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de Serra, referente ao exercício de 2021, sob a responsabilidade da gestora Dayse Maria Oslegher Lemos.  

 

Considerando que as irregularidades encontradas no órgão que não tem o condão de macular as contas ou de gerar dano ao erário, o relator, conselheiro Sérgio Borges, votou por julgar as contas regulares com ressalvas, além de recomendar que a secretaria adote as devidas providências para que as irregularidades não voltam a se repetir.  

 

Instituto de Previdência Dos Servidores do Município de Guarapari – Taxa de Administração 

 

Por fim, as contas do Instituto de Previdência Dos Servidores do Município de Guarapari, referentes ao exercício de 2021, sob a responsabilidade dos gestores Márcio José Siqueira Pinheiro e Aline Dias Silva, foram julgadas regulares com ressalvas.  

 

A decisão do relator, conselheiro substituo Marco Antonio da Silva, é referente à deficiência no controle de contribuições previdenciárias devidas e repassadas aos fundos financeiro e previdenciário, bem como ao descumprimento do limite estabelecido para a estimativa de compensação previdenciária do fundo financeiro pelo órgão.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social