quinta-feira,
15 de janeiro de 2026

Geral

TCE-ES envia à CPI da Covid, do Senado, dados sobre fiscalizações e auditorias realizadas na pandemia

Redação

 

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) já enviou à CPI da Covid, do Senado Federal, todos os dados solicitados sobre os processos de investigações, relatórios de auditorias e inspeções que receberam a aplicação de recursos federais para o combate à pandemia.

 

O envio foi concluído nesta terça-feira (25), atendendo ao pedido feito pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Omar Aziz (PSD-AM). A solicitação foi feita no dia 3 de maio, para os 27 Tribunais de Contas Estaduais, Tribunais de Contas Municipais e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Como os Tribunais de Contas já iniciaram processos de investigação sobre eventuais desvios de valores e sobrepreços praticados com recursos destinados ao combate à Covid-19, o envio dos documentos encaminhados pelos órgãos vão ajudar a instruir os trabalhos da CPI, acelerando o processo investigativo, pois evitarão que esforços sejam duplicados, ao iniciarem investigações que já estão em curso, de acordo com os senadores.

 

O Tribunal de Contas do Espírito Santo encaminhou um grande volume de documentos e informações à CPI, considerando que abriu procedimentos de controle para acompanhar as contratações emergenciais, além de processos de fiscalização autuados para acompanhar a gestão das políticas públicas vocacionadas para implementar ações de enfrentamento à Covid-19.

 

No processo de acompanhamento das contratações emergenciais, especificamente, foram selecionadas 127 contratações realizadas de forma emergencial pelo Estado e pelos municípios para ações de enfrentamento à pandemia, representando pouco mais de R$ 219 milhões.

 

Dessas contratações, algumas geraram uma análise mais aprofundada pelos auditores do Tribunal, sendo para tanto, requisitado o envio desses processos para análise e eventuais procedimentos fiscalizatórios mais aprofundados, inclusive com o apoio de outros órgãos de controle, que fazem parte do Focco (Fórum de Combate à Corrupção). Essas fiscalizações, com ações internas e parcerias, englobam análise de R$ 100 milhões em contratações.

 

A CPI da Covid investiga a aplicação dos recursos públicos no combate à Covid-19, tanto pela União como também por Estados e municípios. Esta medida junto às Cortes de Contas, em especial, busca apurar possíveis irregularidades, ações ou omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais na aplicação dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Geral

Prefeitos de Venda Nova, Marechal e Domingos Martins participam do lançamento do edital para implantação do ‘Aeroporto das Montanhas Capixabas’

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves