sexta-feira,
09 de maio de 2025

Geral

TCE-ES envia à CPI da Covid, do Senado, dados sobre fiscalizações e auditorias realizadas na pandemia

Redação

 

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) já enviou à CPI da Covid, do Senado Federal, todos os dados solicitados sobre os processos de investigações, relatórios de auditorias e inspeções que receberam a aplicação de recursos federais para o combate à pandemia.

 

O envio foi concluído nesta terça-feira (25), atendendo ao pedido feito pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Omar Aziz (PSD-AM). A solicitação foi feita no dia 3 de maio, para os 27 Tribunais de Contas Estaduais, Tribunais de Contas Municipais e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Como os Tribunais de Contas já iniciaram processos de investigação sobre eventuais desvios de valores e sobrepreços praticados com recursos destinados ao combate à Covid-19, o envio dos documentos encaminhados pelos órgãos vão ajudar a instruir os trabalhos da CPI, acelerando o processo investigativo, pois evitarão que esforços sejam duplicados, ao iniciarem investigações que já estão em curso, de acordo com os senadores.

 

O Tribunal de Contas do Espírito Santo encaminhou um grande volume de documentos e informações à CPI, considerando que abriu procedimentos de controle para acompanhar as contratações emergenciais, além de processos de fiscalização autuados para acompanhar a gestão das políticas públicas vocacionadas para implementar ações de enfrentamento à Covid-19.

 

No processo de acompanhamento das contratações emergenciais, especificamente, foram selecionadas 127 contratações realizadas de forma emergencial pelo Estado e pelos municípios para ações de enfrentamento à pandemia, representando pouco mais de R$ 219 milhões.

 

Dessas contratações, algumas geraram uma análise mais aprofundada pelos auditores do Tribunal, sendo para tanto, requisitado o envio desses processos para análise e eventuais procedimentos fiscalizatórios mais aprofundados, inclusive com o apoio de outros órgãos de controle, que fazem parte do Focco (Fórum de Combate à Corrupção). Essas fiscalizações, com ações internas e parcerias, englobam análise de R$ 100 milhões em contratações.

 

A CPI da Covid investiga a aplicação dos recursos públicos no combate à Covid-19, tanto pela União como também por Estados e municípios. Esta medida junto às Cortes de Contas, em especial, busca apurar possíveis irregularidades, ações ou omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais na aplicação dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre novo golpe do falso ressarcimento

Geral

Homenagem às mães: Conheça a linda história de mãe e filha que se complementam na mesma profissão

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025