terça-feira,
20 de janeiro de 2026

Geral

TCE-ES informa, com pesar, o falecimento da conselheira Mariazinha Vellozo Lucas

 

Redação

 

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento da conselheira aposentada e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Maria José Vellozo Lucas, ocorrido nesta segunda-feira (22), aos 90 anos de idade. A Corte irá decretar luto oficial de três dias, com o hasteamento de bandeiras a meio mastro, em sinal de pesar.

 

Mariazinha, como era conhecida, foi conselheira do TCE-ES entre os anos de 1979 e 2001. Ela ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001. Foi a segunda mulher a ocupar o cargo, e era a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

 

O velório será às 15 horas, no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra. A cremação será terça-feira (23), às 10 horas.

 

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, lamentou o falecimento e lembrou o legado de Mariazinha.

 

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da conselheira Mariazinha, um dos importantes nomes marcados na história de nossa instituição, e que nos deu grande contribuição. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Deixou marcas de coragem, autenticidade e vanguardismo em sua exitosa trajetória. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz”, declarou.

 

Trajetória

 

Mariazinha foi funcionária concursada do antigo IAPI por mais de 20 anos (1954 – 1975), e em seguida foi Secretária-chefe da Casa Civil do governo do Estado do Espírito Santo (1975 – 1979), no governo de Élcio Álvares.

 

Depois, se tornou conselheira do TCE-ES (1979 – 2001) e na sequência, deputada estadual (2003-2007).

 

Nascida em 1931, filha de Luiz Manoel Vellozo e de Maria Luíza dos Santos Vellozo, Mariazinha era neta de Thiers Vellozo, o fundador do jornal A Gazeta.

 

Casada com Laércio de Almeida Lucas, era mãe de Sérgio e do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo, e avó de André, Laura, Rafael e Joel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Geral

Prefeitos de Venda Nova, Marechal e Domingos Martins participam do lançamento do edital para implantação do ‘Aeroporto das Montanhas Capixabas’

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta