quinta-feira,
18 de dezembro de 2025

Geral

Tentativa de Kauê barrar pesquisa eleitoral é novamente rejeitada pela Justiça, e desembargador confirma legalidade que aponta Paulo Cola na liderança com folga a corrida eleitoral em Piúma

Por Redação

O desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, em decisão no mandado de segurança cível n.º 060034024.2024.6.08.0000, negou mais uma tentativa do candidato Kauê Oliveira, da coligação PL, DC, Agir, de suspender a pesquisa eleitoral ES-04944/2024. O levantamento, realizado pela X1 Newsdata, revela o baixo desempenho do político nas intenções de voto no município de Piúma.

A decisão do desembargador reafirma o entendimento da juíza eleitoral da 17ª Zona, Serenuza Marques Chamon, que também havia rejeitado os argumentos apresentados pela coligação de Kauê. A defesa do levantamento demonstrou que a acusação era, em essência, um “copia e cola” de outra ação, desconsiderando documentos já presentes no sistema PesqEle, como o demonstrativo financeiro da empresa responsável pela pesquisa.

Essa tentativa de contestar os resultados pode ser vista como um reflexo da frustração de candidatos que, por falta de preparo ou de carisma, acabam enfrentando dificuldades em conquistar a simpatia do eleitorado.

Pesquisa confirma liderança de Paulo Cola

Entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024, a pesquisa, divulgada no dia 24, apontou um cenário amplamente favorável ao atual prefeito e candidato à reeleição, Paulo Cola (Cidadania). Na modalidade estimulada, onde os eleitores escolhem a partir de uma lista de nomes, Cola obteve 79% das intenções de voto. Em segundo lugar, Kauê Oliveira (PL) aparece com 8,8%, seguido de Ricardo Nery (PT), com apenas 0,7%. A pesquisa também revelou que 2,7% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular, enquanto 8,3% ainda não decidiram ou preferiram não responder.

Rejeição elevada de Kauê

Outro dado relevante é o índice de rejeição dos candidatos. Quando perguntados em quem jamais votariam para prefeito, Kauê Oliveira lidera com 31,73% de rejeição. Paulo Cola apresenta um índice de rejeição mais baixo, com 6,35%, enquanto Ricardo Nery é rejeitado por 19,54% dos entrevistados. 23,1% afirmaram não rejeitar nenhum candidato, 4,57% rejeitam todos, e 14,72% não souberam ou preferiram não responder.

Expectativa de vitória consolidada

A pesquisa também apontou que a maioria dos eleitores acredita na reeleição de Paulo Cola. Questionados sobre quem acham que vencerá a eleição, 86% dos entrevistados apostam no atual prefeito, enquanto apenas 5,3% acreditam na vitória de Kauê Oliveira e 0,76% acham que Ricardo Nery será eleito. Outros 7,8% não souberam ou preferiram não opinar sobre o possível vencedor.

Eleitores com decisão firme

Por fim, a pesquisa revelou que 84,52% dos eleitores de Piúma já estão com o voto definido para a eleição. Apenas 12,94% afirmaram que ainda podem mudar de ideia, e 2,54% não souberam ou preferiram não responder à pergunta.

Este cenário mostra uma disputa eleitoral praticamente consolidada, com Paulo Cola em ampla vantagem, enquanto seus adversários enfrentam grande rejeição e pouca perspectiva de reverter o quadro até o dia da eleição, em 6 de outubro.

Fonte: Site Opinião ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social