terça-feira,
27 de janeiro de 2026

Geral

TST determina fim da greve dos Correios

Foto:  Agência Brasil 

 

Brasília

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de amanhã (22). O tribunal julgou nesta tarde o dissídio de greve dos trabalhadores da estatal, que estão parados desde 17 de agosto, diante das discussões do novo acordo coletivo. 

 

Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido. 

 

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte, auxílio-creche, entre outros benefícios. 

 

Durante a audiência, os advogados dos sindicatos afirmaram que a empresa não está passando por dificuldades financeiras e que a estatal atua para retirar direitos conquistados pela categoria, inclusive os sociais, que não têm impacto financeiro. 

 

Os representantes dos Correios no julgamento afirmaram que a manutenção das cláusulas do acordo anterior podem ter impacto negativo de R$ 294 milhões nas contas da empresa. Dessa forma, a estatal não tem como suportar essas despesas porque teve seu caixa afetado pela pandemia. 

 

A empresa também sustentou que não pode cumprir cláusulas de acordos que expiraram, sob forma de “conquista histórica” da categoria.

 

Fonte: Agência Brasil 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde