As inscrições para rei e rainha de uma das festas mais tradicionais do Estado, a Sommerfest, estão abertas. Até do dia 24 de janeiro podem se inscrever quem deseja ser destaque do Festival da Imigração Alemã em Domingos Martins, na região Serrana do Estado. A festa acontece entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
Serão duas categorias: infanto-juvenil para quem tem entre 9 e 14 anos, e adulto para quem tem idade entre 15 e 25 anos. Para se candidatar, é necessário ser morador do município, ter descendência alemã comprovada em documento e procurar a Casa da Cultura, na Avenida Presidente Vargas, levando os documentos pessoais.
O desfile para eleger os representantes da festa acontece no dia 30 de janeiro, às 20 horas, no Espaço Cidade do Verde, no centro da cidade. Na ocasião, os jurados avaliarão traje típico, beleza, simpatia, postura, desenvoltura, desempenho na passarela e conhecimento da cultura alemã.
A 25ª Sommerfest é realizada para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao município, ocorrida em 27 de janeiro de 1847. A programação do evento inclui apresentações de grupos folclóricos, bandas típicas, comida alemã, concurso do lenhador, desfile cultural, entre outras atrações.