segunda-feira,
30 de junho de 2025

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses

Redação

A partir desta quinta-feira (15), toda a população acima de 6 meses de idade pode se vacinar contra a gripe no Espírito Santo. A medida, adotada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), foi aprovada em Resolução da Comissão Intergestores Bipartite Nº054/2025 e visa fortalecer a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios, além de operacionalizar as doses que chegam semanalmente ao Estado. A Resolução foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo, nesta quinta-feira.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, mesmo com a ampliação, a imunização dos grupos prioritários com meta de cobertura vacinal deve seguir.

“Estamos ampliando a vacinação a toda população com mais de 6 meses de idade no Espírito Santo, como estratégia visando à prevenção de casos graves de gripe, mas reforçamos a importância daqueles grupos que têm meta de cobertura vacinal de 90%, que são os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, não deixarem de se imunizar”, reforçou o secretário Tyago Hoffmann.

A imunização contra a gripe ocorre nas mais de 700 salas de vacinação em todo território capixaba. A Sesa vem orientando os municípios capixabas quanto à comunicação à população sobre horários, locais e acesso às salas de vacinação, a fim de facilitar a procura pelas doses.

Desde o início da vacinação, em 7 de abril, até a manhã desta quinta-feira (15), 449.169 doses de gripe foram aplicadas, sendo 308.973 nos grupos com meta, alcançando uma cobertura de 28,92%, segundo dados do Sistema Vacina e Confia. Anteriormente, a imunização contra a gripe estava destinada apenas aos grupos prioritários, por meio da estratégia de rotina e na estratégia especial.

Como funciona a vacinação contra a gripe

No Espírito Santo, por meio da estratégia da Sesa, toda a população com mais de 6 meses de idade pode ser vacinada contra a gripe a partir desta quinta-feira (15).

A vacinação do público geral e dos grupos que compõem a estratégia especial acontece até a duração do estoque de doses, que são enviadas pelo Ministério da Saúde.

Nos grupos especiais, destacam-se: trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas  (entre 12 e 21 anos).

Já a vacinação contra gripe para os grupos com meta de cobertura vacinal de 90% é ofertada na rotina, uma vez que, a partir deste ano de 2025, a vacinação contra a Influenza passou a fazer parte do calendário nacional destes grupos, que são formados por idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Saúde

Automedicação: a decisão que parece inofensiva, mas põe vidas em risco

Saúde

Presidente Kennedy promove campanha de combate à Tuberculose