domingo,
22 de março de 2026

Geral

Vargem Alta realiza ações preventivas para combater a dengue

Redação.

A Prefeitura de Vargem Alta, está realizando ações preventivas para combater ao mosquito da dengue, que também é responsável pela transmissão do Zika Vírus , chikungunya. Diversas cidades do Estado e do País estão vivendo uma forte epidemia dessas doenças, o que deixa o município das montanhas em alerta.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os trabalhos estão sendo realizados em toda localidade do município, com o apoio das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Interior e com a Secretaria de Turismo.

A Prefeitura informou que o setor de Vigilância Sanitária está preparando um treinamento específico para as Agentes de Saúde. “A Vigilância também reunirá a sociedade civil e organizada para passar informações sobre o combate ao mosquito, com o principal intuito de conscientizar a população sobre o seu papel fundamental na prevenção da proliferação do mosquito”, informou.

Pela primeira vez, no último mês de dezembro, o Município registrou casos de dengue autóctone, ocasião em que o paciente contraiu o vírus dentro do Município.

Segundo os profissionais da Vigilância Sanitária do Município, dos 57 casos de dengue notificados, em 2015, 12 foram confirmados. Desses, 6 pacientes contraíram o vírus fora de Vargem Alta e outros 6 contraíram o vírus na região da Sede do Município e do Distrito de Jaciguá.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Potiguar Sant’Anna, explicou que após a confirmação de casos autóctones é realizado um procedimento de busca ativa nos locais onde possivelmente o paciente contraiu a doença e, em seguida, é realizado um bloqueio de caso, que consiste em um tratamento intensivo, em um raio de 300 metros do local.

A Vigilância Sanitária faz um alerta para que cada cidadão redobre a atenção com os cuidados básicos para a prevenção da proliferação do mosquito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Produção animal no ES cresce em aves, ovos e bovinos em 2025

Geral

ES avança no combate à violência contra a mulher enquanto Brasil registra alta nos casos

Geral

Posto de Identificação de Cachoeiro de Itapemirim suspende atendimento ao público entre esta segunda-feira (16) e a quarta-feira (18)

Geral

Homem morre após carro cair em rio de São Bento do Batatal, em Alfredo Chaves; veja vídeo

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para melhorar sistema de estacionamento rotativo em Cachoeiro

Geral

Muro desaba, atinge casa e deixa um ferido em Vargem Alta

Geral

Fritadeira elétrica causa princípio de incêndio em restaurante na AABB de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Incêndio atinge cozinha de estabelecimento comercial em Marechal Floriano