sábado,
20 de dezembro de 2025

Geral

Vargem Altense vai passar a pagar taxa pela coleta de lixo

Foto: Portal NC

 

Por Redação do portal Notícia Capixaba

 

Com prazo máximo até o dia 15 de julho, para aprovar e sancionar o projeto de lei que permite a cobrança pelos serviços de coleta de lixo, a Prefeitura de Vargem Alta juntamente com os vereadores aprovaram nesta última sessão o projeto que determina o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que faz parte da Lei nº 14.026, sancionada pelo Governo Federal no dia 15 de julho de 2020.

 

A justificativa do Legislativo foi que caso a aprovação do projeto não tivesse acontecido, a Prefeitura poderia sofrer punições legais, configurando renúncia de receita. Ou seja, o prefeito pode ser penalizado por estar deixando de arrecadar valores que deveriam ser cobrados.

 

Ainda segundo a justificativa do Legislativo, o valor da taxa a ser paga pelo contribuinte ainda não está definido e levará em consideração à área construída do imóvel, área construída total na área de prestação, categoria do usuário, fator de ajuste, entre outros critérios.

 

O cálculo, um tanto quanto complexo, também leva em consideração como o usuário é cadastrado no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Inclusive, a tarifa será lançada isoladamente em relação aos imóveis que já são beneficiados com isenção do imposto predial.

 

Porém, para obter a isenção da taxa o contribuinte deverá preencher, cumulativamente, alguns requisitos, como estar cadastrado do Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atualizado nos últimos 24 meses, possuir renda familiar de até ¼ do salário mínimo nacional vigente, entre outros.

 

Os vargem-altenses já estão cansados de tantos tributos e, dia após dia, novos continuam a ser criados tornando a vida do contribuinte cada vez mais cara, recebendo em troca serviços públicos precários que, na maioria das vezes, deixam a desejar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social