sábado,
10 de maio de 2025

Meio Ambiente

Vice-governador discute biodiversidade em Afonso Cláudio

Foto: Assessoria de Comunicação/Vice-governadoria

O município de Afonso Cláudio foi palco de um importante debate para fortalecer a consolidação do município como polo de discussão e preservação da fauna e flora capixabas. Trata-se do “Simpósio: políticas públicas e a preservação da biodiversidade”, realizado na manhã desta segunda-feira (09).  O evento contou com a presença do vice-governador César Colnago, e foi promovido em uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura municipal e Associação Turística de Afonso Cláudio.

 

Afonso Cláudio tornou-se a Capital Estadual da Biodiversidade, por meio da Lei 10.646/2017. A lei teve como base o documento Atlas Socioambiental, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, que contém pesquisas e dados coletados sobre recursos hídricos, educação ambiental, solos, biodiversidade, políticas territoriais e diagnóstico de percepção ambiental dos moradores da bacia.

 

O vice-governador lembrou que o município é um dos que mais recebem investimentos dos programas ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado. “Em função da atuação do consórcio, a Bacia do Rio Guandu tem sido a maior beneficiada pelo Programa Reflorestar, com aproximadamente de 420 produtores rurais contratados. Em todo o Estado estamos recuperando e conservando mais de 11 mil hectares de florestas, com investimento superior a R$ 50 milhões. É um trabalho de muitas mãos em prol da sustentabilidade”, explicou.

 

O Reflorestar viabiliza tecnicamente e financeiramente o plantio de florestas com o objetivo de ajudar a restaurar o ciclo hidrológico, possibilitando que alguns desses plantios sejam para fins econômicos, dentro das possibilidades legais. Desta forma, é possível agregar ao ganho ambiental, pelo aumento da cobertura florestal, a possibilidade dos proprietários também terem ganhos econômicos. O programa já beneficiou mais de dois mil produtores rurais em todo o Estado.

 

Também estiveram presentes o prefeito Edélio Guedes; a representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, Ana Paula Alves Bissoli; a presidente da Associação Turística de Afonso Cláudio, Maria Penha Vieira; o professor de Biociência da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabiano Rodrigues de Melo, e o professor da Universidade do Estado de Minas (UEMG), Braz Cosenza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul está temporariamente interditada para manutenção

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas