Foto: BRK Ambiental
![]() |
Redação
A produção de vídeos com temas ambientais levou o aprendizado de estudantes de escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim para além das salas de aula. O projeto foi resultado de uma parceria entre a BRK Ambiental e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Cuidar Mais, que desenvolveu palestras, pesquisas de campo e oficina de edição de imagens para os estudantes, no segundo semestre de 2019.
O resultado dos trabalhos foi apresentado na última semana durante o Cine BRK Sustentável, realizado no Cine Ritz Perim Center. Nas produções, os estudantes apresentaram as suas visões sobre o meio ambiente, abordando temas como a preservação dos recursos naturais, a necessidade de redução de hábitos de consumo excessivos, a importância do saneamento ambiental e do descarte correto de resíduos, entre outros.
“Os alunos foram instruídos a escolher um tema para esta produção de vídeo e tiveram a orientação da produtora e da BRK Ambiental. O projeto teve muito envolvimento e eles puderam valorizar todas as etapas que seguiram. Não foi um trabalho fácil, mas foi muito prazeroso”, destacou a professora Sirlene de Jesus Gomes, da escola Professora Gércia Ferreira Guimarães.
Durante o programa, a BRK Ambiental e um biólogo da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estiveram nas escolas dando orientações sobre a relação do saneamento básico com a saúde, o meio ambiente e a sustentabilidade. Os assuntos também foram abordados pelos professores em sala de aula, com os alunos divididos em grupos, estimulando a produção de vídeos sobre os temas propostos.
Cada escola escolheu um vídeo para representá-la e os autores da produção participaram de uma oficina de edição de imagens, que orientou sobre a construção de roteiros e pesquisa, direção, captação e edição de imagens e outros temas relacionados à produção audiovisual. Participaram desta edição do Programa Cuidar Mais os alunos do 8º ano das escolas Prof. Deusdedit Baptista, Prof.ª Gércia Ferreira Guimarães, Jenny Guárdia, Monteiro Lobato, Luiz Marques Pinto e Luiz Semprini.
Dedicação para as produções e aprendizado ambiental
A professora Sirlene de Jesus enfatizou que o projeto teve muito empenho dos alunos, que chegaram a refazer as filmagens quando consideravam que o resultado ainda não era o desejado. “Eles ficaram muito emocionados com a exibição do filme, daquilo que eles tinham preparado”, completou a educadora durante a apresentação dos vídeos.
A aluna Larissa da Silva Dom Afonso, da escola Luiz Semprini, destacou o aprendizado que teve durante o trabalho. “Eu aprendi a não poluir o meio ambiente e a não deixar de preservar o que temos. Descobrimos mais sobre a natureza. Foi um trabalho muito gratificante”, disse.
O estudante Daniel Pereira de Oliveira, da escola Professora Gércia Ferreira Guimarães, também destacou a experiência de participar do programa. “Fiquei surpreso com o empenho de cada grupo para fazer o vídeo. Passamos a mensagem de como é bom preservar o meio ambiente”, afirmou.
Para a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, o trabalho estimulou não só a consciência ambiental, mas a convivência ambiental, envolvendo também os familiares e aumentando o senso de pertencimento dos participantes à região onde vivem. “Buscamos levar consciência social e ambiental a todas as regiões em que atuamos e assim contribuir com a cultura do saneamento nessas localidades”, finalizou.