domingo,
04 de maio de 2025

Meio Ambiente

Vídeos de estudantes de Cachoeiro de Itapemirim destacam a importância da preservação do meio ambiente

Foto: BRK Ambiental

 

Redação

 

A produção de vídeos com temas ambientais levou o aprendizado de estudantes de escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim para além das salas de aula. O projeto foi resultado de uma parceria entre a BRK Ambiental e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Cuidar Mais, que desenvolveu palestras, pesquisas de campo e oficina de edição de imagens para os estudantes, no segundo semestre de 2019.

 

O resultado dos trabalhos foi apresentado na última semana durante o Cine BRK Sustentável, realizado no Cine Ritz Perim Center. Nas produções, os estudantes apresentaram as suas visões sobre o meio ambiente, abordando temas como a preservação dos recursos naturais, a necessidade de redução de hábitos de consumo excessivos, a importância do saneamento ambiental e do descarte correto de resíduos, entre outros.

 

“Os alunos foram instruídos a escolher um tema para esta produção de vídeo e tiveram a orientação da produtora e da BRK Ambiental.  O projeto teve muito envolvimento e eles puderam valorizar todas as etapas que seguiram. Não foi um trabalho fácil, mas foi muito prazeroso”, destacou a professora Sirlene de Jesus Gomes, da escola Professora Gércia Ferreira Guimarães.

 

Durante o programa, a BRK Ambiental e um biólogo da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estiveram nas escolas dando orientações sobre a relação do saneamento básico com a saúde, o meio ambiente e a sustentabilidade. Os assuntos também foram abordados pelos professores em sala de aula, com os alunos divididos em grupos, estimulando a produção de vídeos sobre os temas propostos.

 

Cada escola escolheu um vídeo para representá-la e os autores da produção participaram de uma oficina de edição de imagens, que orientou sobre a construção de roteiros e pesquisa, direção, captação e edição de imagens e outros temas relacionados à produção audiovisual. Participaram desta edição do Programa Cuidar Mais os alunos do 8º ano das escolas Prof. Deusdedit Baptista, Prof.ª Gércia Ferreira Guimarães, Jenny Guárdia, Monteiro Lobato, Luiz Marques Pinto e Luiz Semprini.

 

Dedicação para as produções e aprendizado ambiental

 

A professora Sirlene de Jesus enfatizou que o projeto teve muito empenho dos alunos, que chegaram a refazer as filmagens quando consideravam que o resultado ainda não era o desejado. “Eles ficaram muito emocionados com a exibição do filme, daquilo que eles tinham preparado”, completou a educadora durante a apresentação dos vídeos.

 

A aluna Larissa da Silva Dom Afonso, da escola Luiz Semprini, destacou o aprendizado que teve durante o trabalho. “Eu aprendi a não poluir o meio ambiente e a não deixar de preservar o que temos. Descobrimos mais sobre a natureza. Foi um trabalho muito gratificante”, disse.

 

O estudante Daniel Pereira de Oliveira, da escola Professora Gércia Ferreira Guimarães, também destacou a experiência de participar do programa. “Fiquei surpreso com o empenho de cada grupo para fazer o vídeo. Passamos a mensagem de como é bom preservar o meio ambiente”, afirmou.

 

Para a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, o trabalho estimulou não só a consciência ambiental, mas a convivência ambiental, envolvendo também os familiares e aumentando o senso de pertencimento dos participantes à região onde vivem. “Buscamos levar consciência social e ambiental a todas as regiões em que atuamos e assim contribuir com a cultura do saneamento nessas localidades”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas

Meio Ambiente

Queima controlada está proibida devido ao clima seco no ES