“O evento reuniu famílias, autoridades e apoiadores para celebrar a trajetória da instituição que transforma vidas desde 1991”
Por Giovana Schneider
A manhã em Marechal Floriano foi marcada por um ato de solidariedade e celebração. A 1ª Caminhada da Inclusão, realizada em comemoração aos 35 anos da Associação Pestalozzi no município, reuniu assistidos, familiares, amigos e apoiadores em um trajeto repleto de emoção e significado.
A concentração teve início logo cedo em frente à histórica Estação Ferroviária de Marechal Floriano. Enquanto o público chegava, um breve exercício de aquecimento preparou os participantes para o percurso. Com o suporte da Polícia Militar, o grupo seguiu em caminhada até a sede da instituição, localizada na Rua Gustavo Hertel nº 610 – Santa Rita, onde foram recebidos com um café da manhã especial.

“A inclusão não é sobre trazer as pessoas para o nosso mundo, é sobre reconhecer que já dividimos o mesmo espaço e que ele precisa ser acessível para todos.”
Na sede, a mesa de honra foi composta pelo prefeito Lidiney Gobbi, o presidente da Pestalozzi Natalino Bianchi, o Padre Antônio Monteiro, o Pastor da IELB Eduardo Visa e os vereadores Vaninho Stein e Pastor Adriano. Em um momento de reflexão, as lideranças religiosas conduziram orações, seguidas por discursos que ressaltaram a importância vital da Associação para a cidade.
O prefeito Lidiney Gobbi relembrou a trajetória da instituição, citando a época em que presidia a Associação Comercial de Marechal Floriano, essa Associação fornecia consultas dentre outros benefícios para os florianenses que precisavam. Já o atual presidente, Natalino Bianchi, rendeu homenagens às mulheres que lideraram a causa, com destaque especial para Cecilia da Silva Vassem, uma das pioneiras. Emocionada, Cecília relembrou as lutas iniciais e o apoio de voluntários que trabalhavam sem remuneração. Ela destacou também Raul Marques e Lindomar Santana, os dois primeiros assistidos, que permanecem na instituição até hoje.

Estrutura e Voluntariado
Fundada em 1991, a Associação Pestalozzi de Marechal Floriano opera hoje com uma diretoria inteiramente voluntária. Segundo as normas da instituição, os membros da diretoria não podem ocupar cargos públicos, garantindo a natureza civil da entidade.
Atualmente, a instituição atende a mais de 100 assistidos e conta com uma equipe multidisciplinar robusta, incluindo neuropediatra, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, educadores socioeducativos, cuidadores e equipe de apoio. De acordo com a vice-presidente Soraya Santana, a continuidade deste trabalho só é possível graças a convênios com prefeituras, emendas parlamentares e parcerias com empresas privadas — entre elas, Oi Frango, Elonline e o programa Mesa Brasil. Ela também citou projetos inovadores, como a Sala Sensorial.
Outro destaque é o projeto “Sabor e Inclusão — Projeto Crescer & Produzir”, idealizado por Eliana Borlot (2ª secretária executiva). A iniciativa visa capacitar as mães dos assistidos, proporcionando-lhes uma oportunidade de geração de renda extra.
COMO AJUDAR:
Manter uma instituição desse porte é um desafio constante. Para se tornar um sócio contribuinte ou apoiador, entre em contato:
Instagram: @PESTALLOZZI_MF
Telefone/WhatsApp: (27) 99640-1639



Respostas de 6
Quando o trabalho é feito com amor, ele vira missão! 💖 Nossa equipe Pestalozzi não apenas cuida, mas transforma vidas com dedicação, respeito e inclusão. Orgulho de cada um que soma com o coração!
Ser voluntária na Pestalozzi é uma experiência profundamente gratificante. É colocar em prática o amor ao próximo, exercendo a empatia, a solidariedade e o cuidado com quem mais precisa. Uma alma altruísta se move pelo desejo sincero de fazer o bem, sem esperar nada em troca, encontrando nas pequenas ações um grande propósito. Cada gesto, cada sorriso e cada momento compartilhado reforçam o quanto servir transforma não só a vida do outro, mas também a nossa.
“ABRACE TAMBÉM A CAUSA”
Parabéns! É muito bom ver a Pestalozzi “reativada” e em pleno vapor. Parabéns a nova gestão e todos os demais envolvidos! Continuem assim, avançando e progredindo nesta nobre causa.
Parabéns! Bonito de ver, bom de saber, pessoas com o coração generoso. Tem meu apreço!
Bom ver a Pestalozzi “reativada” e em pleno vapor. Parabéns à nova gestão e todos os demais envolvidos!
A Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Espírito Santo recebe com muita alegria a notícia da realização da 1ª Caminhada da Inclusão, em comemoração aos 35 anos da Associação Pestalozzi de Marechal Floriano.
É gratificante perceber a retomada da história, da missão e do protagonismo desta importante instituição, que tanto contribui para a promoção dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência em seu território.
Parabenizamos toda a diretoria, colaboradores, usuários, famílias, voluntários, parceiros e o poder público local, que, de forma conjunta, tornam possível a reconstrução e o fortalecimento desse trabalho tão essencial.
A cada iniciativa como esta, o Movimento Pestalozziano se fortalece e se enriquece, reafirmando seu compromisso com a dignidade, a autonomia e a cidadania das pessoas atendidas.
Seguimos juntos, com esperança e responsabilidade, construindo uma sociedade cada vez mais inclusiva.
Luiz Carlos Cuerci Fedeszen
Presidente da FEPESTALOZZI-ES