sábado,
10 de janeiro de 2026

Política

511 concorrem a uma vaga para deputado estadual

Redação

 

Das 534 candidaturas registradas para disputar o cargo de deputado estadual no Espírito Santo, 511 estão aptas a concorrer ao pleito, no dia 2 de outubro. Os 23 que não estão mais no pleito são candidatos que renunciaram ou tiveram suas investiduras indeferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

O não cumprimento dos requisitos para a candidatura e a incidência na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 64/1990) são as principais causas de indeferimento dos registros; alguns candidatos incidiram, inclusive nos dois impedimentos. Vale ressaltar que, dos 511 aptos, 24 ainda aguardam julgamento de recurso pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), após terem sido considerados inaptos pelo órgão.

 

Já para o cargo de deputado federal, 192 estão aptos a disputar as eleições, sendo que 4 também aguardam julgamento de recurso pelo MPE. As sete candidaturas ao governo e as nove ao senado foram julgadas aptas e concorrerão ao pleito. Para o cargo de presidente da República, 11 disputarão a eleição e 2 tiveram seus registros negados. 

 

Entenda

 

Os candidatos tiveram até o dia 15 de agosto para registrarem suas candidaturas junto ao TSE. Após a fase de registro, a Justiça Eleitoral analisou cada registro, observando os critérios para a investidura em cada cargo. As candidaturas com registro indeferido tiveram até a última quinta-feira (15) para apresentar recursos que serão analisados pelo MPE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Veto de Lula à redução de penas por atos antidemocráticos divide governo e oposição

Política

Vereador de Alfredo Chaves é cassado por fraude à cota de gênero

Política

Urgente! Agravo é indeferido pela Câmara de Marechal, e justiça mantém liminar que suspende cassação do prefeito Lidiney Gobbi

Política

Liminar da Justiça suspende cassação do prefeito Lidiney Gobbi (PP), de Marechal Floriano

Política

Congresso promulga emenda constitucional que permite a professor acumular outro cargo público

Política

Mesa Diretora da Câmara declara a perda dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Delegado Ramagem

Política

Vereador Thiago Neves (PSB) faz prestação de contas de 2025 com projetos de lei, compromisso com um mandato de diálogo, presença nas ruas e mais de R$ 10 milhões destinados para Cachoeiro

Política

Agora é oficial: Casagrande confirma vice Ricardo Ferraço como candidato do grupo do Governo ao Palácio Anchieta em 2026