domingo,
24 de agosto de 2025

Educação

Alunos de Vargem Alta lançam vídeo documentário em 360º sobre Meio Ambiente

Alunos do 9º ano da EMEB João Domingos Fassarella lança o vídeo documentário em 360º “Saberes da Mata” no Youtube. A produção é fruto de oficinas do projeto NOSSA MATA EM 360º que alia educação ambiental com realidade virtual de vídeo em 360º. O vídeo aborda a relação das pessoas da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta-ES, com a Mata Atlântica e pode ser assistido no canal do Coletivo Campo Aberto.

 

De acordo com a resolução nº 03/91 do Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Governo do Espírito Santo está aprovado o tombamento da Mata Atlântica e seus Ecossistemas Associados no Estado do Espírito Santo. Ainda de acordo com essa resolução, o município de Vargem Alta está entre os municípios pertencentes ao tombamento da Mata Atlântica. A Mata Atlântica na comunidade de Castelinho é referência internacional, pelo fato de ter sido redescoberto nessa região a saíra-apunhalada, um pássaro que havia sido considerado em extinção por muito tempo.

 

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos participaram de oficinas de roteiro, filmagem, edição e exibição. De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, o impacto é o vislumbre e o início da transformação em torno de questões sociais, ambientais e de relacionamento humano. “A arte é uma ótima forma de sensibilizar os jovens. As artes audiovisuais permitem o trabalho coletivo e a mobilização de imagens e sons para representar o mundo, pessoas e sonhos”, afirma Sara.

 

O vídeo conta ainda com interpretação em libras produzido pelo aluno Marcos Henrikson Schiavo sob a orientação da Professora Intérprete de Libras Maria Aparecida Damazio. O projeto NOSSA MATA EM 360º é uma realização do Coletivo Campo Aberto e Paisagem, com o apoio da EXP Filmes e da Secult/ES através de recursos do Funcultura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Alfredo Chaves: Alunos de São Bento de Urânia conquistam 5º lugar na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

Educação

Alunos da escola Presidente Lüebke, em Vargem Alta, emocionam o público durante lançamento do projeto Vila Quilombo

Educação

Projeto Vila Quilombo promove igualdade racial por meio da literatura em Vargem Alta

Educação

Estudantes da escola Agostinho Agrizzi de Jaciguá promovem ação de conscientização sobre o cigarro eletrônico

Educação

Polícia Ambiental realiza palestra para alunos da Victório Bravim, em Araguaya

Educação

Escola Agostinho Agrizzi, em Jaciguá realiza projeto de inclusão e acessibilidade no ensino de Ciências

Educação

Depois de mais de 7 anos, Magistério de Marechal Floriano terá piso salarial garantido!

Educação

Projeto Vila Quilombo: Coletivo literário de Vargem Alta abre inscrições para alunos de Ensino Médio