Os preparativos para a realização da tradicional “Festa de Corpus Christi”, que acontece há 104 anos no distrito de Paraju, Domingos Martins, já foram iniciados. Mais de 300 moradores se empenharão na edição 2014, na montagem dos tapetes confeccionados com flores cultivadas na região.
Católicos e luteranos aproveitam os espaços livres nos quintais e cultivam dálias, manacás, rosas de todas as cores e cravos, que são colhidos na véspera da Festa de Corpus Christi, quando o tapete é confeccionado no piso das ruas principais do distrito.
Mais de dois quilômetros de rua são ocupados pelos tapetes que empolgam os visitantes da Festa de Corpus Christi de Paraju, que faz parte do Calendário de Eventos de Domingos Martins. Os tapetes floridos permanecem sempre até o meio dia.
As verdadeiras “obras de arte religiosas”, como são considerados pelos visitantes os tapetes de flores, servem como caminho para a procissão que faz parte da programação, após a celebração de uma missa ministrada por vários sacerdotes no gramado do campo de futebol da localidade.
Milhares de pessoas tradicionalmente invadem a pequena cidade construída por imigrantes alemães. “Promoveremos mais uma grande festa de Corpus Christi como fazemos todos os anos”. A afirmação é da professora aposentada Florinda Stein.
Ela comenta que os tapetes são construídos tradicionalmente pelas famílias da localidade. “Recebemos neste dia muitos visitantes de todo o distrito para nos apoiar no trabalho de confecção dos tapetes que também nos ofertam flores”, disse Florinda.
Santa Isabel também promove festa de Corpus Christi
Os católicos de Santa Isabel também promovem uma festa semelhante, entretanto singela. A festa, segundo a coordenadora de liturgia, Luciene Klein Tagarro, acontecerá no Dia de Corpus Christi, na quinta-feira (19), considerada como feriado.
“Vamos ornamentar as ruas com flores e materiais diversos para comemorar a data importante que é Corpus Christi. A população já está arquitetando os desenhos de cunho religioso que serão preparados na véspera da festividade. Visitantes lotam Santa Isabel neste dia tão importante para o catolicismo”.
Com informação da PMDM.