domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Carteira de Trabalho agora é informatizada em Domingos Martins

Os trabalhadores de Domingos Martins já podem solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) informatizada. O Ministério do Trabalho e Emprego modificou o sistema de emissão do documento, que agora torna-se mais seguro contra rasuras e fraudes no Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários.

O serviço está disponível na Casa do Cidadão, em Campinho. Anteriormente entregue no ato do cadastro do trabalhador, a carteira agora é emitida somente após protocolo e envio de documentos para o Ministério do Trabalho e Emprego.

O coordenador de atendimento da Casa do Cidadão, Armindo Klitzke, explica o novo procedimento: “A partir de agora o trabalhador deve protocolar o pedido aqui conosco e apresentar os documentos exigidos (veja a relação completa abaixo). Todo esse material é enviado para o ministério para a confecção da carteira, que, em seguida, é reenviada para nós. Cabe ao trabalhador retirá-la aqui na Casa do Cidadão. Todo este processo leva, no máximo, 30 dias”.

Para aqueles que possuem a Carteira de Trabalho manuscrita, a troca para a versão informatizada é opcional. Nos casos de pedidos de segunda via ou perda, o documento é emitido de acordo com o novo sistema.

O novo documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão. Na carteira manual (antiga), as informações eram preenchidas à mão.

Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do ministério, em qualquer Estado do País.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio