quarta-feira,
26 de novembro de 2025

Geral

Projeto Criança Cidadã de D. Martins: Ontem aluno hoje professor

Sabe aquela história de aprender brincando? Ou então aquela expressão “agora a brincadeira virou coisa séria”? Elas traduzem a história do jovem Gabriel Endlich no Projeto Criança Cidadã nas Artes e nos Esportes, mantido pela Prefeitura de Domingos Martins.

Ainda menino, Gabriel, que é da comunidade de Panelas, no interior de Domingos Martins, começou a fazer parte do projeto nas aulas de futebol de campo e chegou a disputar diversas competições dentro e fora do município. Se identificou tanto com o esporte que a brincadeira virou coisa séria e o agora jovem de 21 anos, de aluno passou a professor do projeto.

Cursando o sexto período de Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, Gabriel é um dos responsáveis pelo treinamento de futebol de mais de 60 garotos na Sede e em São Miguel. O Projeto Criança Cidadã revelou também outros talentos como Vitor Holz Coutinho, atual segundo goleiro da Desportiva Ferroviária e Hans Christian Miertschink, hoje jogador do Chemnitzer Fußball-Club, da Alemanha.

Além do futebol, o projeto oferece a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade as modalidades de futsal, vôlei, basquete, ginástica rítmica, xadrez e taekwondo. Atualmente o Criança Cidadã está presente nas comunidades de São Paulinho do Aracê, Pedra Azul, São Bento do Aracê, Ponto Alto, Tijuco Preto, Perobas, Paraju, Campinho, Santa Isabel, Biriricas, Soído, São Miguel e Melgaço.

Artes

O Projeto Criança Cidadã também oportuniza à comunidade martinense a participação em oficinas de arte, sendo a de teatro uma delas. O grupo de alunos destaca-se pela produção, coordenação e direção de diversas obras cênicas, todas baseadas na história do município. “De onde vem o Azul”, por exemplo, conta de forma irreverente a cor da famosa Pedra Azul.

As atividades na área da arte também incluem aulas de desenho, pintura em tela, pintura em tecido, artesanato, bordado, biscuit e jogos educativos. Atualmente as oficinas de arte contam com a participação de mais de 130 crianças.

Quer fazer parte?

O projeto atende a crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos completos. As matrículas são efetuadas na Gerência Municipal de Esporte, localizada na antiga LBA, de 8h às 11h e de 13h30 a 16h30, mediante preenchimento de ficha de inscrição (disponível na própria gerência)e apresentação da Certidão de Nascimento. Para inscrições nas modalidades esportivas, é exigido ainda o atestado médico de aptidão.

Com informação e foto: Assessoria de Comunicação de Domingos Martins

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana