segunda-feira,
15 de setembro de 2025

Geral

Pedra Azul conquista selo internacional que abre caminho para virar patrimônio da humanidade

A região de Pedra Azul está se preparando para se tornar o primeiro local do Espírito Santo a ser considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O local conquistou o selo Herity, o primeiro passo para conquistar o título da Unesco.

O Herity é uma organização não governamental e autônoma. Seu Sistema Global de Avaliação HERITY (HGES) é que torna possível a certificação dos bens culturais de todo o mundo. Com o Selo Herity, a região de Pedra Azul passa a ser reconhecida internacionalmente. Há dez meses a região tem se preparado para ganhar esse título, que pode levar até três anos para ter o resultado divulgado.

“Pedra Azul vai se tornar um imã para o olhar do mundo, passará a receber incentivos de turismo e vai ser inserida em um guia internacional de turismo”, destacou a secretária de estado de turismo.

O distrito foi um dos destaques no início do mês, na Itália, onde aconteceu a Conferência Internaciol da Herety – Organização Internacional de Gestão da Qualidade do Patrimônio Cultural.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, foi quem apresentou as belezas naturais e justificativas culturais para Pedra Azul ganhar o título. Entre eles estão a flora, a fauna, a geologia com pedras marcantes como a Pedra do Lagarto, e mamíferos que estão em extinção.

“Existe um pássaro raro que há mais de 50 anos estava desaparecido e tem aparecido em Pedra Azul, o saíra-apunhalada”, contou Diane.

Na região existe um pequeno anfíbio, o sapinho de ouro (Brachycephalus alipioi), que só existe em Pedra Azul e na localidade de Forno Grande, em Castelo. Além das belezas naturais, a região guarda também fortes indícios das culturas dos descendentes que lá habitam, alemães, italianos, pomeranos e até quilombolas que mantém suas tradições, sua língua e suas festas.

Pedra Azul se destaca também por ser um dos grandes destaques do ecoturismo, turismo de observação de pássaros, montanhismo, e dos esportistas de voos, como parapente.

Com informação da TV Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro

Geral

Câmaras de vereadores do ES aumentam gastos em 10,1% e atingem R$ 534,9 milhões em 2024

Geral

Maior ídolo do Flamengo, Zico vai palestrar sobre liderança no China Park

Geral

Tribunal de Contas cobra que institutos municipais de previdência tenham mais informações sobre servidores

Geral

BRK Ambiental despeja esgoto de quase 5 mil imóveis sem tratamento em Cachoeiro, revela Agersa