terça-feira,
01 de julho de 2025

Geral

Produção de manga no Estado deve chegar a 9 mil toneladas

A safra de manga no Espírito Santo neste ano deve superar o volume de anos anteriores. Cerca de 9 mil toneladas devem ser produzidas até o final de fevereiro nos 18 municípios capixabas que fazem parte do Polo de Manga, coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o coordenador do Polo de Manga, César Santos Carvalho, o crescimento na produção deve-se a diversos fatores, entre eles, o aumento da área plantada e condições climáticas adequadas ao cultivo. “A bianualidade da manga, ou seja, produção maior em determinado ano ocorreu nesta safra. Além disso, fez frio na época correta para a manga, choveu antes da florada e depois estiou. Além disso, os pomares que foram plantados mais recentemente começaram a entrar em fase de produção”, explicou César.

Ele disse que, atualmente, o produtor rural tem adotado diversos cuidados com a lavoura de manga. “Hoje são feitos os devidos tratos culturais, como poda e adubação. O agricultor percebeu que é vantajoso produzir manga. A procura aumentou bastante e por isso eles continuam plantando”, relatou César.

Ampliação de mercados

Até o momento, 3 mil toneladas foram colhidas, sendo que parte foi vendida para a Trop Frutas e indústrias de polpa de Colatina, Santa Maria de Jetibá e Boa Esperança. Outro montante foi comercializado para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial) em parceria com o Programa Mesa Brasil, e para a Ceasa.

Uma novidade desta safra foi a introdução da manga capixaba no mercado mineiro de polpa de fruta. Cerca de mil toneladas foram destinadas à empresa Tial, localizada na Zona da Mata mineira.

“Nossos desafios para 2015 são avaliar a área de manga plantada, consolidar o mercado da manga em Minas Gerais e ampliar a compra da produção pelas indústrias locais. Precisamos que a manga seja produzida por mais meses durante o ano. Atualmente, sua produção fica toda concentração de 30 a 40 dias, sobretudo a partir do final de dezembro”, destacou César.

Polo da Manga

Para atender às necessidades do mercado e oferecer mais opções aos produtores rurais, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e Incaper, e as Prefeituras Municipais, lançaram, em 2003, o Polo de Manga.

Foram realizadas ações voltadas para o incremento da produção, com utilização de tecnologias definidas no padrão tecnológico da cultura, para alcançar a qualidade dos produtos e atender às exigências do mercado de frutos de mesa e da agroindústria, como fomento de mudas, pesquisa e assistência técnica e treinamento e capacitação de agricultores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262

Geral

Excesso de velocidade nas rodovias federais ultrapassa 230 mil flagrantes nos cinco primeiros meses de 2025

Geral

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024