terça-feira,
26 de maio de 2026

Geral

Com quase 21 mil habitantes Vargem Alta tem apenas uma viatura e terá que economizar combustível

Alissandra Mendes/Rael Sérgio.

A palavra de ordem na Polícia Militar é economizar. Para isso, está sendo reduzido o número de carros nas ruas, que estão dando lugares ao policiamento a pé, de bicicleta e o motorizado. Além de reduzir o consumo de gasolina, o 9º Batalhão da PM, em Cachoeiro de Itapemirim, adotou medidas internas para reduzir os custos com água e luz.

Sob o comando no 9ºBPM, a unidade operacional que atende Cachoeiro, o município de Vargem Alta, região serrana Sul, e que tem como objetivo de promover segurança e bem estar a todos os munícipes, também terá que economizar.

A falta de combustível para manter apenas uma viatura, que antes já era difícil, agora com a escassez, prejudicará ainda mais as vigilâncias ostensiva e preventiva na sede e na zona rural do município. A guarnição recebe no mínimo possível para rodar por semana, que é insuficiente para o serviço de segurança pública em Vargem Alta.

O decreto 3755/2015, assinado pelo governador Paulo Hartung, determina a redução com os gastos de gasolina, água e luz na Polícia Militar do estado. E por isso, em algumas regiões, o policiamento com carros foi substituído por bicicletas, moto e até mesmo a pé.

De acordo com o subcomandante do 9º batalhão, major Alexandre Cunha Stein, o policiamento não sofreu baixas e sim, modificações. “Tiramos algumas viaturas de circulação e nesses locais o policiamento está sendo feito a pé ou de bicicleta. Além disso, colocamos mais motos em circulação”, disse.

Segundo ele, a meta estipulada pelo decreto é de reduzir 20% Dops gastos. “Adotamos as medidas na semana passada e não teve nenhum impacto nas ocorrências. No Batalhão adotamos algumas medidas, como: a lavagem das viaturas modificou. Será feita com um balde de água e pano e realmente quando precisa. Estamos desligando as luzes durante o dia e estipulamos os horários de uso do ar condicionado”, explicou Stein.

O subcomandante disse que as medidas adotadas são por pouco tempo. “Até acabar esse período de transição do governo e depois volta tudo ao normal. A segurança para a população não foi prejudicada, pelo contrário, há mais policiais nas ruas fazendo o patrulhamento a pé”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Motorista fica preso nas ferragens em acidente entre carro e carreta em Domingos Martins

Geral

Investigado por furto e adulteração de veículo é preso em Cachoeiro

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção

Geral

Operação retira fios irregulares e limpa postes em Alfredo Chaves