domingo,
07 de dezembro de 2025

Geral

Alunos de São Miguel, Domingos Martins cultivam produtos orgânicos e vendem em Feira Livre

Quem passou pela Feira Livre de Campinho na última semana teve a agradável surpresa de encontrar com os animados alunos do 6º ano da EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna, de São Miguel. Eles estiveram comercializando, com muita empolgação, produtos orgânicos cultivados por suas famílias. O trabalho foi a fase final das atividades desenvolvidas com o tema “Horta Caseira”, do projeto “Integrando o Saber”.

Dentro desta iniciativa, temáticas sociais, culturais e econômicas foram debatidas em sala de aula. “No 6º ano, iniciamos com uma pesquisa com pais sobre as hortas das famílias. Na escola, os levantamentos foram socializados e transformados em relatórios, sínteses, calendários de plantio de hortaliças, cálculo de área e perímetro dos canteiros, entre outros”, explicam as professoras Letícia Sant’Anna e Kamila Dias Coelho.

Como passo seguinte, eles cultivaram uma horta na escola e outra em casa, com visita das professoras às residências para conferência e orientações. Após a colheita do que foi produzido pelas famílias, os jovens foram levados para a feira. A comercialização foi mais um momento de aplicar na prática seus conhecimentos científicos, com trabalho da matemática, por exemplo, no recebimento de dinheiro e devolução de troco.

“Queremos agradecer às famílias que abraçaram a ideia conosco, o apoio dos motoristas Harald, Hélio, Seu Dudu , Rafael e Carlinhos que ajudaram nas visitas e na organização da barraca da feira. Os feirantes também contribuíram muito com bacias, balança, preço de produtos e na montagem e desmontagem da barraca”, dizem as Letícia e Kamila.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural,os alunos arrecadaram um total de R$435,00 com a venda dos produtos que levaram. “Esse valor foi dividido entre os 18 participantes da atividade, ficando para cada um o lucro de R$ 24,00. Foi uma atividade que teve sentido e significado para os alunos além de ter sido muito prazerosa”, finalizam as professoras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária