sexta-feira,
23 de janeiro de 2026

Geral

Exposição Internacional de Arte Postal aberta na Casa da Cultura em Domingos Martins

A Casa da Cultura, em Campinho, está recebendo a “Exposição Internacional de Arte Postal”, com peças de mais de 70 artistas de 19 países. Entre as obras apresentadas ao público estão colagens, fotografias, pinturas, desenhos e trabalhos de viés conceitual, organizadas pelas curadoras Tamara Chagas e Gislane Casotti. Os trabalhos ficam expostos até o dia 27 de novembro e a entrada é franca.

A arte postal (ou mail art) é um tipo de manifestação artística contemporânea que utiliza o correio como meio de envio de obras que são, em geral, bidimensionais, do tamanho de cartões postais. Há artistas de várias partes do Brasil: além de participantes do Espírito Santo, há peças enviadas por correspondentes de Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As participações internacionais vieram de: Argentina, Bélgica, Croácia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Romênia, Suíça, Espanha, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos. “Um dos nossos objetivos é proporcionar aos espectadores da mostra um momento de enriquecimento estético e de reconhecimento da diversidade linguística”, diz Tamara Chagas.

Sobre a arte postal

A arte postal (ou mail art) é um tipo de manifestação artística contemporânea que teve grande expressão durante os anos 1970 e 1980, e sobrevive ainda hoje. O modo de exposição é democrático: todos os que enviam trabalhos participam da mostra, de maneira que não há seleção, nem premiação. As obras também não são devolvidas. Os temas das exposições são diversos e podem variar de acordo com a criatividade e o objetivo do proponente.

Alguns dos expoentes da arte postal são o uruguaio Clemente Padín – que participa desta exposição – e o brasileiro Paulo Bruscky. Na América Latina, particularmente, muitos artistas viram na arte postal um meio de veicular trabalhos com conteúdo crítico a conjuntura sócio-política da época, burlando, assim, a censura que havia nesses países, imersos em ditaduras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS