O dia 1º de janeiro para a maioria das pessoas deve ser comemorado próximo à praia ou em festas privativas entre familiares e amigos. Mas na comunidade de Boa Vista, no interior de Alfredo Chaves, na região serrana do Estado, o primeiro dia do ano é celebrado de maneira diferente, com uma festa de confraternização envolvendo toda a comunidade. Mais de 95% da comunidade se diz católica e preserva ainda costumes dos descendentes italianos.
Há mais de 20 anos, a data destinada a Confraternização Universal é festejada com envolvimento de todas as famílias da localidade com muita fartura de comida e bebida. A confraternização é dividida em dois grupos, que percorrem as residências e se encontram no final do dia com uma grande festa.
De acordo com a moradora Viviane Guizo Tomazini, a festa inicia na primeira casa de cada extremo da comunidade e os grupos de moradores e visitantes percorrem todas as residências, onde mais pessoas participam da ‘andança’.
“Todas as famílias oferecem vinho e muita comida. Os moradores seguem a pé, passando por cada residência, que após a parada, os proprietários se juntam ao grupo e seguem para a próxima casa. É uma festa de confraternização que envolve toda comunidade e dura todo o dia”, relata.


