quinta-feira,
28 de maio de 2026

Geral

Polícia constata queimada ilegal de 10.000 m² de vegetação nativa em Santa Teresa

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou uma queimada realizada de forma ilegal em área de vegetação nativa de Mata Atlântica, em Santa Teresa. O responsável pelo incêndio, que degradou uma área de aproximadamente 10.000 m², não tinha autorização do IDAF para realizar o serviço e responderá por crime contra o meio ambiente.

Segundo informação da Polícia Militar Ambiental, o fato ocorreu na localidade de Aparecidinha, zona rural de Santa Teresa. Em atendimento a denúncia anônima sobre uma queimada na vegetação próxima a base da Força Aérea Brasileira (FAB) na região, os policiais estiveram no local e constataram uma área incendiada de aproximadamente 10.000 m². O foco teve início em uma propriedade rural próxima ao local. O proprietário confirmou que fez uso do fogo para eliminar sobras de material lenhoso gerados durante o corte da cultura de café. Entretanto, no fim do processo o fogo saiu da zona de controle e atingiu a vegetação de Mata Atlântica na área que pertence a FAB.

O serviço não foi autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), tendo o infrator que prestar esclarecimentos a Justiça pelo crime de provocar incêndio em matas ou florestas. A pena prevista é a de reclusão de dois a quatro anos e multa.

A Polícia Ambiental informa que a queima controlada é um serviço que deve ser previamente licenciado pelo IDAF, a fim de minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Entretanto, devido ao período de estiagem e escassez de água que atingiu o estado no ano de 2015, a emissão de novas autorizações está proibida por tempo indeterminado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

IPTU 2026 pode ser pago em cota única com desconto de 20% em Alfredo Chaves

Geral

Motorista fica preso nas ferragens em acidente entre carro e carreta em Domingos Martins

Geral

Investigado por furto e adulteração de veículo é preso em Cachoeiro

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção