domingo,
07 de dezembro de 2025

Geral

Polícia Ambiental e IDAF fiscalizam crimes ambientais em Santa Maria de Jetibá

Na tarde desta quinta-feira, 28, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em ação conjunta com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF) fiscalizou crimes ambientais na localidade de Beira Rio, zona rural de Santa Maria de Jetibá.

Na vistoria, foi detectada a abertura de um platô e aterro, sendo degradada uma área de aproximadamente 14.000 m², em que 3.500 m² destes estão localizados em área considerada de preservação permanente. Foi constatada a construção de talude de dez metros de altura, e o aterro também foi realizado em área de preservação permanente (a menos de 50 metros de uma nascente e a menos de 30 metros de um curso hídrico).

Foram encontrados no local três máquinas em atividade fazendo a movimentação de terra, duas escavadeiras hidráulicas e uma retroescavadeira, além de três caminhões transportando da terra. As atividades eram executadas sem a licença ambiental, o que configura crime. A atividade foi paralisada e o proprietário do terrenos e a empresa dona das máquinas responderão por crime ambiental.

A construção em qualquer parte do território nacional de serviço e obras poluidoras sem autorização dos órgãos ambientais prevê a pena de detenção de um a seis meses, além de multa. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98), respondem ao crime os contratantes da obra e os executores do serviço.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária