segunda-feira,
07 de julho de 2025

Geral

Campanha de Prevenção ao Tracoma começa em Santa Maria de Marechal

Na última quinta-feira (02), A Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santa Maria de Marechal realizou a abertura da Campanha de Prevenção do Tracoma, na EMEF Professor Nicolau Kröhling. Os profissionais da saúde realizaram os testes tanto para detectar o tracoma como também da Tabela de Snellen, que mede a acuidade visual, permitindo fazer um pré-diagnóstico de ametropias, que são doenças da visão.

O coordenado do Programa de Tracoma da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Eugênio Gave, explicou que, se detectada até os 7 anos, existe a possibilidade de se corrigir qualquer doença visual. “O tracoma é uma doença da visão, que é infecciosa e transmissível. Ela afeta as pálpebras e pode levar à cegueira. É a maior causa de cegueira evitável do mundo e pode ser detectada com um simples exame de reversão de pálpebra, realizado em escolares de 5 a 14 anos.”

IMG 2046

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, em conjunto com Estados e Municípios, anualmente realizam a campanha mundial para manter o índice de positividade abaixo de 5%.

E Marechal Floriano já tem o que comemorar, com resultados bastante favoráveis à campanha de prevenção. Há cinco anos, o programa começou com um índice de 8,9 % de positividade. Em 2015, o índice caiu para 1,7 % de casos positivos. 

“A Equipe Estratégia de Saúde da Família de Santa Maria de Marechal abre a Campanha, que é mundial, já atuando na sua área de abrangência, que é o distrito de Santa Maria. Foram realizadas ações de diagnóstico e demais procedimentos (encaminhamentos e tratamentos das afecções pré-diagnosticadas. Nós agradecemos a todos os integrantes da ESF de Santa Maria, que não mediram esforços para que esse trabalho fosse realizado com sucesso”, frisou a coordenadora da ESF de Santa Maria, enfermeira Luciana De Nadai Mariano.

O coordenador do programa, Luiz Eugênio Gava, parabenizou a iniciativa e o empenho da enfermeira Luciana De Nadai Mariano e de toda a equipe da ESF de Santa Maria de Marechal. Ele também agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, permitindo que o trabalho seja realizado nas escolas do município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Venda Nova vai ganhar três relógios turísticos com termômetro

Geral

Atas de Registro de Preços vira alvo do Tribunal de Contas do ES

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação

Geral

Chamas destroem casa de madeira e se alastram para imóvel ao lado no Centro de Marechal; veja vídeo

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária