Na última quinta-feira (02), A Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santa Maria de Marechal realizou a abertura da Campanha de Prevenção do Tracoma, na EMEF Professor Nicolau Kröhling. Os profissionais da saúde realizaram os testes tanto para detectar o tracoma como também da Tabela de Snellen, que mede a acuidade visual, permitindo fazer um pré-diagnóstico de ametropias, que são doenças da visão.
O coordenado do Programa de Tracoma da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Eugênio Gave, explicou que, se detectada até os 7 anos, existe a possibilidade de se corrigir qualquer doença visual. “O tracoma é uma doença da visão, que é infecciosa e transmissível. Ela afeta as pálpebras e pode levar à cegueira. É a maior causa de cegueira evitável do mundo e pode ser detectada com um simples exame de reversão de pálpebra, realizado em escolares de 5 a 14 anos.”
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, em conjunto com Estados e Municípios, anualmente realizam a campanha mundial para manter o índice de positividade abaixo de 5%.
E Marechal Floriano já tem o que comemorar, com resultados bastante favoráveis à campanha de prevenção. Há cinco anos, o programa começou com um índice de 8,9 % de positividade. Em 2015, o índice caiu para 1,7 % de casos positivos.
“A Equipe Estratégia de Saúde da Família de Santa Maria de Marechal abre a Campanha, que é mundial, já atuando na sua área de abrangência, que é o distrito de Santa Maria. Foram realizadas ações de diagnóstico e demais procedimentos (encaminhamentos e tratamentos das afecções pré-diagnosticadas. Nós agradecemos a todos os integrantes da ESF de Santa Maria, que não mediram esforços para que esse trabalho fosse realizado com sucesso”, frisou a coordenadora da ESF de Santa Maria, enfermeira Luciana De Nadai Mariano.
O coordenador do programa, Luiz Eugênio Gava, parabenizou a iniciativa e o empenho da enfermeira Luciana De Nadai Mariano e de toda a equipe da ESF de Santa Maria de Marechal. Ele também agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, permitindo que o trabalho seja realizado nas escolas do município.