domingo,
30 de agosto de 2026

Geral

Obra da BR 262 só sairá sem duplicação completa

“A duplicação do trecho de 51 quilômetros da BR 262 é promessa de 2006”

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), admitiu nesta quarta-feira (29), em coletiva no Palácio Anchieta, que o governo federal deve propor um projeto mais modesto para a concessão da BR 262, estrada que liga o Estado a Minas Gerais.

Hartung esteve na última terça-feira com o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Infraestrutura, Moreira Franco, e com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. Na reunião foi discutida a substituição do modelo, que prevê a duplicação de toda a rodovia e está emperrado desde 2013, por um projeto em que apenas os trechos com maior tráfego de veículos sejam duplicados.

Sem agradar as empresas concessionárias, a antiga proposta chegou a ir a leilão, mas nenhum concorrente se interessou pelo projeto. A duplicação e a melhoria da BR 262 são tratadas como uma grande resolução para eliminar o gargalo na infraestrutura do Estado.

“Esse projeto de duplicação de ponta a ponta era inviável economicamente. Estamos discutindo agora um projeto de criação da terceira pista em trechos mais intensos. Nossa perspectiva é que esta mudança possa atrair mais investidores. Ainda não há nada definido, mas estamos caminhando para este novo modelo”, explica Hartung.

Ainda segundo o governador, o trecho que liga Viana ao distrito de Victor Hugo, em Marechal Floriano, deve ser um dos que serão duplicados. O percurso tem cerca de 51 quilômetros.

HISTÓRICO

Victor Hugo colocar na foto no nome da localidade                             Trecho da altura de Victor Hugo-Foto: site Notícia Capixaba

A duplicação do trecho de 51 quilômetros da BR 262 é promessa de 2006. Em 2013, o governo federal realizou leilão de concessão à iniciativa privada, mas não houve interessados devido às regras do edital. O Espírito Santo não aceitou o subsídio cruzado – pagar pedágio antes do início da obra em solo capixaba, pois a intervenção começaria por Minas Gerais. Ante o fracasso, as obras acabaram adiadas para 2014 e seriam realizadas com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), ou seja, dinheiro público.

No ano passado, chegou-se a cogitar a inclusão do trecho capixaba em um pacote de concessões que seriam repassados à iniciativa privada, mas, quando o pacote foi anunciado, a rodovia acabou ficando de fora. O novo projeto está sendo analisado pelo governo federal, mas não há prazo para que um novo edital seja lançado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Pesquisa do Real Time Big Data diz que Ricardo chega a 47% na preferência dos capixabas e vence em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Geral

Ministério Público determina que a Prefeitura de Domingos Martins adote medidas urgentes para proteger animais em canil

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios do nordeste capixaba melhorem as ações de enfrentamento à pobreza

Geral

Corpos dos irmãos Gérson Peterle e Itamar Peterle, que morreram após o naufrágio de uma embarcação no Pará, chegam nesta quinta (13) em São Bento de Urânia

Geral

‘Auxílio-alimentação, em Marechal Floriano’: Prefeitura se manifesta sobre paralisação dos servidores

Geral

Prefeitura de Cachoeiro alerta para tentativa de golpe com falsas notificações enviadas por e-mail

Geral

Bombeiros resgatam novilha presa em ravina há dois dias em área de difícil acesso em Afonso Cláudio; veja vídeo

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge apartamento em Venda Nova

plugins premium WordPress