sexta-feira,
29 de maio de 2026

Geral

Vereador e secretário de Vargem Alta participam do “Encontro Estadual de Produtores de Inhame”, realizado em Marechal Floriano

GEDC4142Marechal Floriano recebeu, na última sexta-feira (08), dezenas de convidados para o Encontro Estadual de Produtores de Inhame – Organizando a Cadeia Produtiva e a Pesquisa , realizado no auditório do Centro de Agricultura Familiar, em Santa Maria de Marechal.

O evento que foi organizado pelo produtor Jandir Gratieri, presidente licenciado da entidade da Associação dos Produtores de Inhame São Bento Urânia do Espírito Santo (Apisbes), contou com a participação do vice-governador César Colnago, do deputado federal Evair de Melo, do superintendente do Ministério da Agricultura, Dimmy Herllen Silveira Gomes Barbosa, e do representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Aureliano Nogueira da Costa, e representantes de Vargem Alta, o vereador Darli Fassarella e do secretário Municipal de Agricultura, Manoel Damartini, o “Nenzinho”.

Além deles, também marcaram presença no encontro os alunos do curso técnico em Agropecurária de Marechal Floriano. Para receber os participantes, foi servido um delicioso café da manhã, com direito a um caldeirão de inhame cozido, que chamou a atenção de muita gente.

GEDC4141

Durante a abertura do evento, o vice-governador César Colnago parabenizou os produtores pelo encontro e lembrou que todo conhecimento deve ser partilhado. “O conhecimento não deve ser monopólio de um grupo de pessoas. Não podemos nos fechar nas nossas relações. Temos que partilhar a importância do inhame, do desenvolvimento da ciência e da normatização científica dessa planta. É muito importante a participação da Embrapa e do Incaper, além de outras instituições, nesse processo”, disse Colnago.

Ele ainda lembrou que, nas montanhas do Espírito Santo, mais de 600 famílias são envolvidas com a produção de inhame, que também é cultivado nas regiões quentes do Estado.

O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Thiago Castro, deu as boas vindas aos participantes do evento e disse que o município está à disposição para que outros eventos como esse sejam realizados aqui. “Abraçamos e recebemos a todos, com muito carinho”.

Nuno Rodrigo Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças, reconheceu a superioridade do inhame da qualidade São Bento, produzido em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves. “É um produto espetacular, muito rico em vitaminas e nutrientes e adaptável a muitas regiões.”

Aureliano Nogueira da Costa, da SEAG, também ressaltou a importância do evento e frisou que, em Santa Maria de Jetibá, já existe a produção de inhame orgânico.

GEDC4147

O deputado federal Evair de Melo lembrou que o inhame deveria fazer parte da alimentação dos atletas nas Olimpíadas 2016. “O Espírito Santo deveria ser o maior fornecedor de frutas e verduras para a Vila Olímpica, pois temos produtos de excelente qualidade nessa área. Com relação à agricultura, o Espírito Santo é o Brasil que dá certo.”

O superintendente do Ministério da Agricultura, Dimmy Barbosa, disse que a agricultura é a principal ferramenta de desenvolvimento no Estado. “Precisamos ajudar o produtor a produzir. Isso é o mais importante.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

IPTU 2026 pode ser pago em cota única com desconto de 20% em Alfredo Chaves

Geral

Motorista fica preso nas ferragens em acidente entre carro e carreta em Domingos Martins

Geral

Investigado por furto e adulteração de veículo é preso em Cachoeiro

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção